Cotidiano | 22/10/2025 | Atualizado em: 22/10/25 ás 17:25

É ouro! Estudantes de Jaraguá do Sul vencem mundial de robótica no Panamá

PUBLICIDADE
É ouro! Estudantes de Jaraguá do Sul vencem mundial de robótica no Panamá

Foto: Divulgação/WRO Brasil

Três estudantes de Jaraguá do Sul colocaram o Brasil no topo do pódio em uma competição internacional de robótica. A equipe V.I.B.E. conquistou o primeiro lugar na categoria Future Innovators do WRO Open Americas, realizado no Panamá.

A sigla WRO vem de World Robot Olympiad (Olimpíada Mundial de Robótica), uma das maiores competições internacionais de robótica educacional. O evento reúne estudantes de vários países que desenvolvem projetos inovadores com foco em ciência, tecnologia e engenharia, usando robôs programáveis, plataformas como LEGO e recursos de inteligência artificial.

Foi nesse cenário de alto nível que Giuseppe Bertholdi (14 anos), Guilhermo Pedersetti (13) e Pedro Furlan (14) apresentaram um projeto que impressionou os jurados: um robô com inteligência artificial capaz de analisar expressões faciais e corporais para identificar sinais de estresse, ansiedade e burnout.

Integrantes da equipe V.I.B.E de Jaraguá do Sul seguram troféus e a bandeira do Brasil após vitória no mundial de robótica no Panamá
Foto: Divulgação/WRO Brasil

Tecnologia para cuidar de pessoas

Este robô inteligente, desenvolvido pelos jovens pode ser usado dentro de empresas para monitorar a saúde emocional dos colaboradores. O dispositivo faz a leitura das emoções por meio de expressões faciais e sinais corporais, com o objetivo de ajudar na prevenção de transtornos como estresse e ansiedade.

O robô é capaz de enviar esses dados para profissionais da área da saúde, como terapeutas ocupacionais, por meio de um painel digital.

Durante quatro meses, os jovens trabalharam no projeto fora do horário escolar, programando em linguagens como C++, Python e JavaScript. Eles também treinaram um modelo de visão computacional para que o robô pudesse reconhecer emoções e estados como cansaço, com um nível elevado de precisão.

Inicialmente criado para robôs, o software também pode ser integrado a câmeras e outros dispositivos já presentes em ambientes corporativos.

A participação no campeonato internacional exigiu não apenas a criação técnica, mas também a elaboração de relatórios, storytelling e apresentação do projeto.

Como isso impacta sua vida?

A conquista da equipe V.I.B.E. mostra que Jaraguá do Sul é berço de talentos que aliam tecnologia e empatia. O projeto coloca em pauta a importância de cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho, um tema cada vez mais urgente. Além disso, inspira jovens e educadores da região a investirem em inovação com propósito.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Gabriela Bubniak

Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br