Jaraguá do Sul

Outubro é mês de reforçar a prevenção de combate ao AVC

Identificar os sintomas e procurar atendimento médico-hospitalar imediato podem fazer a diferença pois em caso de AVC, cada detalhe conta

14/10/2022

Em outubro é realizada a campanha de combate ao AVC e, por conta disso, equipe multidisciplinar da Unidade de AVC do Hospital São José aumenta as ações de prevenção e informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (ou derrame no conhecimento popular). A Unidade foi credenciada em 2014 e conta com dez leitos.

Identificar os sintomas e procurar atendimento médico-hospitalar imediato podem fazer a diferença pois em caso de AVC, cada detalhe conta. O objetivo da unidade é a reabilitação neurológica a partir da integração de conhecimentos de uma equipe multidisciplinar especializada que é formada por médico neurologista, enfermeiro, nutricionista, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo, assistente social e técnicos de enfermagem.

Estão propensos ao AVC pessoas com níveis de pressão arterial elevados, colesterol elevado, ser fumante, ingerir álcool em excesso, sofrer de diabetes, ter excesso de peso, seguir uma alimentação desequilibrada e não praticar atividade física.

A campanha é o momento oportuno para aumentar a percepção da gravidade e dos altos índices de ocorrência da doença, divulgar as formas de prevenção e de redução dos casos, conscientizar o público sobre os sinais e fatores de risco, bem como incentivar a tomada de decisão dos gestores de saúde, para que adotem medidas que melhorem a prevenção, o acesso ao tratamento na fase aguda e o suporte para os sobreviventes de AVC e para seus cuidadores.

Em Jaraguá do Sul, no dia 23 de outubro, está previsto uma ação da Unidade de AVC do São José, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, na Via Verde, Ilha da Figueira.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x