Estadual

Parceria feita entre SCGÁS E UFSC visa eficiência energética para o setor industrial

O projeto visa promover o aumento da eficiência no segmento industrial catarinense

08/09/2021

Por

Parceria feita entre SCGÁS E UFSC visa eficiência energética para o setor industrial

Divulgação / SCGÁS

Serão realizados estudos de eficiência energética nos fornos da Cerâmica Gabriella, de Criciúma, por meio de uma parceria da SCGÁS com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária da UFSC. O projeto visa promover o aumento da eficiência no segmento industrial catarinense.

As pesquisas ocorrerão pela equipe do professor Agenor De Noni Junior, adjunto do departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC. “Neste projeto, o foco é fazer um diagnóstico do consumo energético de fornos cerâmicos. A partir das oportunidades identificadas, serão realizadas ações para aumentar a eficiência energética. São medidas que dependem de caso a caso. Em geral são ajustes dos queimadores, na curva de pressão do forno e no funcionamento de controladores”, explica o professor.

Atualmente, as 325 indústrias que utilizam Gás Natural em Santa Catarina são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial de todo o Estado. “O gás natural é um insumo muito importante neste segmento e representa uma parcela considerável no custo total do processo produtivo. A SCGÁS se preocupa com a competitividade da indústria do estado e com o desempenho econômico de seus clientes, por esse motivo está constantemente prospectando novas oportunidades de desenvolver projetos de eficiência energética” afirma Antônio Machado, Gerente de Tecnologia de Gás Natural.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x