Colunas

Parque Agropecuário Ministro João Cleófas de Oliveira

Inaugurado em 15 de julho de 1952 no governo de Getúlio Dornelles Vargas e que sedia, desde 1989, a Schützenfest de Jaraguá do Sul.

23/07/2021

Por

Parque Agropecuário Ministro João Cleófas de Oliveira

O antigo Parque Agropecuário Ministro João Cleófas de Oliveira (da Agricultura), inaugurado em 15 de julho de 1952 no governo de Getúlio Dornelles Vargas e que sedia, desde 1989, a Schützenfest de Jaraguá do Sul. Porém, totalmente descaracterizado na sua construção original. Artur Muller era o então prefeito, Irineu Bornhausen o governador. Oliveira tinha como chefe de gabinete Antônio Carlos Konder Reis, que viria a ser governador de Santa Catarina por dois mandatos: de 1975 a 1979 e de 1994 a 1995, com a renúncia de Vilson Kleinübing que se elegeu senador.

CURIOSIDADES

*As lesmas são moluscos gastrópodes, isto é, seres invertebrados (sem ossos) que andam sobra a barriga. Também são hermafroditas (órgãos genitais masculino e feminino). Sua maturidade sexual pode levar até três anos e cada um pode produzir 400 ovos por ano.

*São sensíveis à desidratação, por isso morrem quando em contato com sal. O cloreto de sódio tem a propriedade de “atrair” a água, e a pele da lesma não consegue reter o líquido, ocorrendo a osmose.

*No Brasil, existem lesmas nativas e europeias. As espécies “importadas” podem ter chegado ao país na época do descobrimento, há mais de 500 anos. A principal diferença física entre elas é que as brasileiras têm formato achatado e as europeias são cilíndricas.

*Seus parentes, caracóis e caramujos, se distinguem por ter conchas. Os caracóis têm conchas mais frágeis e vivem, geralmente, próximos à água doce. Os caramujos, que geralmente vivem no mar ou na costa, têm conchas grossas e pesadas.

*As lesmas, que podem se esticar em até vinte vez mais que o seu tamanho normal, precisam viver em ambientes úmidos e fartos de alimentos, como folhas, flores e pequenos frutos. Uma lesma pequena pode comer o equivalente ao dobro de seu peso em apenas uma noite.

Anúncio do fortificante Emulsão de Scott publicado na edição do dia 23 de outubro de 1904 da Revista da Semana. Na campanha publicitária, uma criança era apresentada depois do uso do fortificante para curar o artritismo. O produto, à base de óleo de fígado de bacalhau, inventado em 1851 pelo escultor inglês Frederick Scott Archer e vendido até hoje em farmácias, era promovido como algo milagroso. Que curava pessoas desenganadas pelos médicos.

Em 22 de julho de 1926 nasceu em Cordeirópolis (SP) o jornalista, dublador e locutor, João Baptista Bellinaso Neto. O popular Léo Batista, da Rede Globo. Pela Rádio Globo, Léo Batista entrou para a história em 1954, sendo o primeiro radialista a noticiar o suicídio de Getúlio Vargas. Aos 89 anos, Léo Batista é o apresentador mais antigo em atividade na Globo e foi um dos criadores, em 1978, do programa Globo Esporte.

Notícias relacionadas

x