Patrimônio documental guarda a história e a memória
A construção de um espaço próprio se faz necessária
Jaraguá do Sul conta com um bem estruturado arquivo histórico municipal, que leva o nome do contador, jornalista, historiador e político Eugênio Victor Schmöckel. É o órgão responsável pela guarda de documentos históricos, como mapas, fotografias, discos, documentos pessoais, correspondências, periódicos, documentos administrativos, entre outros, procurando conservar e resgatar a história local e servir de prova ou testemunho. Criado pela Lei 321 de 12/08/1971 foi estruturado pela Lei nº 1464 de 10 de maio de 1991.
Contudo, somente em junho de 1984 é iniciada a organização dos documentos. O Arquivo Municipal primeiramente localizava-se no segundo pavimento da Estação da Rede Ferroviária. Em 20 de julho de 1987 passou a ter como sede a antiga estação que serviu de depósito de cargas da Rede Ferroviária, junto com o Museu Municipal.
Em 1996 deu-se a transferência do acervo para a sede alugada na Rua Ida Bona Rocha, 101. Em julho de 2010 nova transferência de sede, agora para a Rua Walter Marquardt, 1725, em espaço mais amplo e arejado.
É aonde se encontra atualmente, mas já com a capacidade esgotada. Grupo pequeno de zelosos servidores cumprem suas tarefas no local. A construção de um espaço próprio se faz necessário, com ampliação da capacidade de guarda documental. Na região central existe um imóvel previamente reservado para tal finalidade.
O Arquivo Histórico está vinculado à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Entre as suas atribuições estão: identificar, higienizar, ordenar, descrever e guardar os documentos que se encontram no acervo. Hoje são mais de 37 mil caixas com documentos e sem capacidade de receber novos, por falta de espaço físico.
ESTATÍSTICA – No ano passado, segundo divulgação do Arquivo Histórico, foram consultados 9.580 documentos, com 2.158 pesquisadores e usuários. Pesquisas históricas foram 1.076. A digitalização de documentos chegou a 11.897 e documentos organizados e acondicionados com 2.301 unidades.
Foram recebidas 1.313 doações da comunidade. As pesquisas documentais internas totalizaram 17.485.
Conteúdos em alta
Digitalização de imagens emprestados pela comunidade somaram 403 e mais 11.420 do próprio acervo.
O processo técnico de um Arquivo Histórico passa pela higienização dos documentos, arranjo (organização), inventário (índices), conservação e restauração, se for o caso e guarda, em caixas e ou pacotes.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital