Estadual

Pesquisadores da UFSC realizam estudos em carga viral de variantes do coronavírus

Os resultados são enviados para as vigilâncias epidemiológicas dos municípios

10/12/2021

Por

Pesquisadores da UFSC realizam estudos em carga viral de variantes do coronavírus

Daiane Mayer/UFSC

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão realizando uma pesquisa para descobrir quando há o aumento na concentração do vírus em uma determinada região. Isso é possível pela monitoria da carga viral de variantes do coronavírus e outros organismos causadores de doenças em amostras de esgoto de mais de dez cidades do Estado. Os resultados são enviados para as vigilâncias epidemiológicas dos municípios.

O Laboratório de Virologia Aplicada (LVA) da UFSC, que faz o estudo, entrou para a Rede Pan-Americana de Epidemiologia Ambiental, cujo objetivo é obter dados em tempo real para detectar riscos microbiológicos e químicos. 14 países fazem parte da rede que foi lançada em 29 de novembro.

A coordenadora da pesquisa do LVA, Gislaine Fongaro, afirmou que os dados sobre quais variantes do coronavírus são mais comuns em cada região, se isso muda ao longo do tempo ainda estão sendo processados.

Gislaine disse que o laboratório realiza o estudo baseado em esgoto desde 1993. Porém, desde 2019 investiga, novos vírus excretados em fezes humanas e de animais, incluindo o SARS-CoV-2, que causa a covid-19.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x