Estadual

PF deflagra operação “Mar Aberto” contra grupo suspeito de exportar seis toneladas de cocaína para África com barcos em SC

Segundo as investigações, as drogas saíram de três barcos de pesca de Itajaí

23/11/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

PF deflagra operação “Mar Aberto” contra grupo suspeito de exportar seis toneladas de cocaína para África com barcos em SC

Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23), a operação “Mar Aberto” para desarticular um grupo suspeito de tentar exportar mais de seis toneladas de cocaína até a costa da Namíbia, Ilha de Madeira e África do Sul. 

Segundo as investigações, as drogas saíram de três barcos de pesca de Itajaí. São cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva nas cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Navegantes e São José. 

Os policiais também cumprem mandados em Curitiba e Matinhos (PR) e em Itapemirim (ES). 

Na ação, autorizada pela 1ª Vara Federal de Itajaí, também estão sendo sequestrados veículos, imóveis e duas embarcações de pesca industrial, pertencentes ao grupo criminoso.

A ação apurou que as cargas de cocaína eram resgatadas por embarcações estrangeiras e então levadas a países da África e Europa. 

As investigações tiveram início em outubro de 2020. Além da compra de barcos de grande autonomia e capacidade e armazenamento de carga, a organização é suspeita de contratar, em vários pontos do país, tribulações especializadas na atividade de navegação marítima para longas travessias intercontinentais. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x