Jaraguá

PF deflagra operação “Quatro Passeggeri” contra grupo que aplicava golpes contra a Caixa Econômica

De acordo com a Polícia Federal, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão de imóveis. Em SC, um dos municípios envolvidos é Jaraguá do Sul

30/11/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

PF deflagra operação “Quatro Passeggeri” contra grupo que aplicava golpes contra a Caixa Econômica

Divulgação/JusCatarina

Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a operação “Quatro Passeggeri” cujo objetivo é desarticular um grupo criminoso que praticava estelionatos e outras fraudes contra a Caixa Econômica Federal a partir da adulteração de cheques em favor de terceiros. 

Conforme a PF, 20 policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em imóveis localizados em Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso. No estado catarinense, as buscas acontecem em Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú. 

De acordo com a investigação, as investigações tiveram início em 2019, quando os falsários sacaram mais de R$ 78 mil de um cheque emitido inicialmente com valor de face de R$ 751 na agência da Caixa em Lages. 

Os criminosos obtinham e adulteravam cheques autênticos emitidos por empresas e condomínios residenciais, por meio de sofisticado arranjo fraudulento, lesando as empresas e o banco sacado.

Estima-se que as fraudes identificadas na investigação tenham ultrapassado o prejuízo de 200 mil reais aos cofres da empresa pública federal.

O inquérito policial segue em curso, para apurar o envolvimento de outras pessoas ou outros fatos criminosos conexos, sendo que os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de estelionato, falsificação de documentos, falsidade ideológica e associação criminosa, cujas penas máximas, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x