Pipoca de linguiça Blumenau é novidade no cardápio da 40ª Oktoberfest
Pipoca de linguiça Blumenau é novidade da Oktoberfest | Foto: Reproduçao/Instagram @olhoembutido
A 40ª Oktoberfest de Blumenau vai apresentar uma novidade curiosa para os visitantes: a pipoca de linguiça Blumenau. O prato inusitado é uma das apostas da Casa da Linguiça Blumenau, que estreia no evento em 2025 e promete unir tradição com criatividade na gastronomia regional.
A pipoca de linguiça é, na verdade, um mini bolinho empanado e frito, feito com o embutido que é patrimônio cultural de Santa Catarina e tem indicação geográfica protegida. Cerca de duas toneladas da iguaria estão sendo preparadas para o evento, que acontece de 8 a 26 de outubro, em Blumenau.
A Casa da Linguiça Blumenau é um projeto da Olho Embutidos, com apoio da Pomerode Alimentos e da Pão de Queijo Mineirinho. A ideia é mostrar a versatilidade da linguiça Blumenau e apresentar novas formas de consumo. O público ainda poderá escolher um acompanhamento tradicional: o queijo Kreuterkaese, produzido pela Pomerode Alimentos.
Segundo Luiz Bergamo, diretor da Olho Embutidos, o evento é uma chance de mostrar ao público que o embutido pode ir muito além da tábua de frios ou do sanduíche tradicional, mas também o ingrediente de pratos criativos.
Cardápio cheio de surpresas
Além da pipoca, o cardápio da Casa contará com bolinhos, pirulitos feitos com a massa do embutido e dois tipos de sanduíches:
Conteúdos em alta
- Leberkäse Blumenau: com pão brioche, salada alemã de repolho e uma fatia de “bolo de carne” com a linguiça Blumenau como destaque;
- Käsebrot: linguiça fatiada servida dentro de um pão de queijo grande com queijo mussarela grelhado e Kreuterkaese.
O chef Richard Ricelle conta que o menu foi criado de forma colaborativa e pensado para refletir o sabor, a história e a irreverência da linguiça Blumenau.
Produzida em Pomerode (SC), a linguiça Blumenau tem origem na cultura dos imigrantes alemães que chegaram à região há mais de um século. Desde 2024, ela é considerada patrimônio imaterial de Santa Catarina e só pode ser produzida em 16 municípios.
A Olho Embutidos, responsável pelo produto usado na Oktoberfest, fabrica a linguiça desde 1934 e também oferece outros embutidos como salsichas, calabresas e salames.
Como isso impacta sua vida?
Se você é apaixonado por gastronomia local e gosta de experimentar novidades, a pipoca de linguiça Blumenau é uma chance de descobrir um novo sabor com identidade regional. A novidade também valoriza a produção catarinense e celebra uma tradição que faz parte da história de muitas famílias no estado.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.