Piso flutuante da Arena Jaraguá está quase pronto! Veja o que falta para a inauguração
Foto: Gabriela Bubniak/JDV
Falta pouco! A instalação do novo piso flutuante da Arena Jaraguá está em fase final, e promete transformar a experiência de atletas e torcedores com uma estrutura moderna, segura e preparada para receber eventos de alto nível.
Uma equipe de cinco profissionais da empresa contratada – a Pisossul Engenharia e Construção (PR) – trabalham na estrutura diariamente, das 7h às 19h, para garantir a agilidade na montagem.
A previsão de conclusão dos trabalhos é até o dia 12 de setembro; e a inauguração oficial está marcada para o dia 13, durante o clássico entre Jaraguá e Joinville, pela Liga Nacional de Futsal, às 17h15.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser, a montagem está sendo feita com calma e precisão. O encaixe das placas, que estava quase finalizado na tarde desta sexta-feira (5), será seguido por um processo de lixamento leve para eliminar imperfeições.
Em seguida, o piso receberá três demãos de verniz, com intervalo de 24 horas entre cada aplicação, e pintura final da demarcação da quadra do futsal.
A expectativa é que tudo esteja pronto até a próxima quinta-feira (11). Caso a secagem ocorra antes do previsto, existe a possibilidade de o Jaraguá Futsal treinar na quadra já na sexta, pela manhã.
Conteúdos em alta
Tecnologia e estrutura do novo piso
A nova quadra da Arena Jaraguá é composta por um sistema portátil, flexível e flutuante, com tecnologia de amortecimento desenvolvida especialmente para uso esportivo. O piso é feito com madeira maciça Pau-Marfim (Balfourodendron riedelianum) e possui altura mínima de 75 mm. Sua estrutura é dividida em camadas técnicas:
- Superfície em madeira Pau-Marfim com altura de 18 a 20 mm;
- Sub-base de compensado multilaminado com colagem fenólica, de 12 mm;
- Barrotes de sustentação transversal, com 30 mm;
- Sistema de apoio flexível com amortecedores de polímeros LAPREME, com 15 mm;
A fixação da estrutura é feita por longarinas e pinos de aço, com encaixe macho e fêmea, garantindo estabilidade e desmontagem quando necessário.

O secretário Gilberto Gesser explica que a quadra não será retirada com frequência; será desmontado quando for realmente necessário, e para eventos que possam oferecer algum risco de desgaste do equipamento.
“Em casos como feiras, vamos tomar todo o cuidado possível, com proteção adequada, camadas em carpes macios e estrutura extra para que o piso não sofra nenhum dano”, garantiu.
Adaptado para várias modalidades
Embora a demarcação da quadra seja feita especificamente para o futsal, ela também estará disponível para receber diversas modalidades, como o basquete – que receberá a aplicação de adesivos temporários durante os jogos. Além disso, quando houver partidas oficiais de vôlei, como de costume, será colocado sobre o piso um revestimento vinílico apropriado para a modalidade.
A agenda de eventos esportivos de 2025 já está fechada, mas a prefeitura prevê a busca de grandes atrações para 2026. Segundo o secretário, há negociações com a Confederação Brasileira de Basquete para que Jaraguá do Sul volte a sediar um jogo da Seleção Brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
“É muito importante para a nossa cidade. Uma conquista que vinha sendo trabalhada há anos”, destacou Gesser. Ele ainda evidenciou a participação da vereadora Natália Lucia Petry e ao deputado federal Carlos Chiodini (hoje Secretário da Agricultura de SC), que viabilizaram a emenda de R$ 1 milhão para a aquisição do equipamento.

Como isso impacta sua vida?
Com a finalização do novo piso, Jaraguá do Sul volta a ter uma das melhores estruturas esportivas do Sul do Brasil no quesito técnico. A Arena estará pronta para sediar grandes jogos e proporcionar mais segurança e performance para os atletas locais. Além disso, a cidade se fortalece no mapa das competições nacionais e ganha mais visibilidade no cenário esportivo.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.