Plano de Saneamento Básico é apresentado e revisado durante conferência
Plano de Saneamento Básico é apresentado e revisado durante conferência. O documento contempla um horizonte de planejamento
25/03/2025
Plano de Saneamento Básico é apresentado e revisado durante conferência – A Prefeitura, o Samae e o Conselho Municipal de Saneamento Básico realizaram, na quinta-feira (20), a Conferência Municipal de Saneamento Básico. O objetivo foi apresentar e discutir a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, com a finalidade de adequar as diretrizes locais às exigências do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
De acordo com o diretor-presidente do Samae e presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico, Onésimo Sell, “a revisão do plano abrange os quatro pilares essenciais do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, além de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O documento contempla um horizonte de planejamento de 30 anos para água, esgoto e drenagem, e de 35 anos para resíduos sólidos”.
divulgação
O PMSB é o instrumento que orienta o planejamento e a gestão dos serviços de saneamento no município. A revisão visa ampliar a cobertura de saneamento básico, a fim de melhorar a qualidade de vida da população. Também haverá redução de perdas de água, promovendo a sustentabilidade hídrica e a eficiência operacional. O plano trará uma gestão mais eficiente de resíduos sólidos, contribuindo para a saúde pública. Além disso, melhorará a drenagem urbana e o manejo de águas pluviais, com o intuito de fortalecer a infraestrutura da cidade e garantir o cumprimento das metas do Novo Marco Legal, explicou Onésimo.
Propostas seguem para o Conselho de Saneamento e Comcidade
A revisão do plano contou com a participação de uma comissão formada por profissionais das áreas técnica, operacional, gestão, financeira e jurídica do Samae. A última revisão ocorreu em 2022 e, agora, em 2024/2025, foi necessário atualizar o plano. Os técnicos do Samae incluíram o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) de resíduos sólidos, além de outras demandas identificadas por eles. “Com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, tornou-se ainda mais urgente revisar e modernizar o plano. Esta conferência foi um momento importante para ouvirmos a comunidade e garantir que o plano reflita as necessidades e expectativas de todos”, afirmou Sell.
Após a conferência, elaborou-se um relatório com as propostas apresentadas, sugestões e informações dos participantes.Encaminharão o relatório ao Conselho Municipal de Saneamento Básico, para que o conselho tome uma decisão sobre a inclusão no plano. Em seguida, enviarão a proposta ao Conselho Municipal da Cidade – Comcidade para aprovação. Depois disso, o plano será submetido à Câmara de Vereadores para análise e, por fim, encaminhado para sanção do prefeito.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Santa Catarina pode ganhar novo feriado em novembro: entenda o projeto que homenageia a padroeira de SC
Santa Catarina pode ganhar um novo feriado estadual no mês de novembro. A proposta, que já está em tramitação na Câmara de Vereadores de Florianópolis, sugere que o dia 25 de novembro — data dedicada à Santa Catarina de Alexandria — seja reconhecido oficialmente em todo o território catarinense como…
Pets de Jaraguá do Sul podem ser registrados em sistema nacional gratuito; confira
Cuidar bem de cães e gatos agora conta com um reforço inédito do governo federal. Nesta quinta-feira foram lançadas duas importantes medidas voltadas ao bem-estar animal: o Sistema Nacional de Identificação de Cães e Gatos (SinPatinhas) e o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos…
Transformação digital no poder público: aplicativo da Câmara de Jaraguá do Sul consolida nova era de transparência e participação cidadã
A transformação digital já não é uma promessa distante — ela é realidade. E em Jaraguá do Sul, essa realidade ganhou forma com o lançamento do aplicativo oficial da Câmara de Vereadores, um passo decisivo rumo a uma gestão mais moderna, transparente e próxima do cidadão. Em um cenário onde…
🐾 Scott: o cão que superou maus-tratos e hoje ajuda em ações educativas no Norte de SC
A poucos quilômetros de Jaraguá do Sul, em Joinville, uma história emocionante tem tocado o coração de muitos moradores da região Norte de Santa Catarina. Scott, um cão que enfrentou maus-tratos no passado, foi adotado pela Guarda Municipal de Joinville e hoje desempenha um papel fundamental em ações educativas nas…