Colunas

Política e Políticos – A Internação compulsória

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

27/02/2024

Política e Políticos – A Assembleia Legislativa fará em março audiência pública para debater projeto do deputado Ivan Naatz (PL) propondo a internação compulsória de dependentes químicos em situação de rua. O que ainda vai render muito mi-mi-mi. A ideia é abordar o tema entre serviços sociais, saúde mental e órgãos de segurança visto a complexidade do problema, pois o perfil das pessoas em situação de rua mudou nos últimos anos.

 

Tornando mais frequentes casos de violência e de surtos. O Ministério Público investiga o envio de pessoas em situação de rua para Florianópolis. Em Santa Catarina, há pelo menos um sem-teto para cada mil habitantes, totalizando 9.065 pessoas nessas condições. Isso coloca o estado como o oitavo pior em termos de habitação no país, apesar de ser o décimo mais populoso.

 

pol

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Há pouco mais de sete meses das eleições de 6 de outubro, já há uma fartura de pré-candidatos a prefeito em Guaramirim. A novidade, pode-se dizer, é Dênis Lunelli (PL), irmão do deputado Antídio Lunelli, que pela primeira vez pode disputar nas urnas um cargo eletivo.

 

*Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, que presidiu o MDB até maio de 2020, quando o próprio partido se opôs à sua candidatura a prefeita, é outro nome que o PL já escalou como pré-candidata. Naquele ano o MDB optou pelo empresário Fernando Santer, que fez 5,2 mil votos.

 

*No MDB, Nilson Bylaardt é o nome. Não há outro. Em 2016, por 215 votos, perdeu a eleição para Luís Antônio Chiodini (PP). Bylaardt já foi prefeito de Guaramirim (2009/2012) e não afasta acerto com o PL. Já o PDT anuncia a pré-candidatura do empresário Marcos Treis.

 

*Em Jaraguá do Sul, o PL e MDB (rachados), estão no governo de Jorginho Mello e que votam com ele na Assembleia Legislativa, mas ainda não se entenderam. Especula-se que se o PL lançar candidato, o MDB indica o vice da chapa. E vice-versa. O PSD segue à espreita caso PL e MDB não se acertem.

 

*Uma saída para o PL seria abrir vaga na Assembleia para o vereador Jeferson Cardozo, suplente de deputado com 17,9 mil votos (11.948 mil em Jaraguá), nomeando um dos atuais deputados do partido para uma secretaria estadual. Isso já foi conversado, posicionando o empresário Edson Junkes (PL) como vice do MDB que, até agora, vai de Jair Franzner à reeleição.

 

*Não há efetivos disponíveis para recompor os quadros das policiais militar e civil. Foi a resposta dada à Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A verdade é que sucessivos governos trataram as polícias catarinenses sem qualquer prioridade. E agora, por conta de exigências legais vigentes, não há como atender a demanda.

 

 

 

Política e Políticos – A “renovação” no MDB

 

A Comissão Provisória estadual do MDB, organizada depois da desastrada campanha de 2022, um salve-se quem puder, agora é diretório. Segue no comando do agora diretório estadual o deputado federal Carlos Chiodini. “Vamos reformular nosso diretório”, bradou Chiodini aos filiados votantes. Como vice-presidentes foram eleitos o deputado federal Valdir Cobalchini, a senadora Ivete da Silveira e o deputado estadual Volnei Weber.

 

pol

 

Uma “reformulação” com os de sempre. É por isso que os partidos políticos não produzem novas lideranças. À sombra dos seus donatários, ninguém cresce. Como a grama onde os goleiros pisam, dizem. Por alguma razão, ninguém larga o osso. Esses arroubos chamando os filiados só se ouve em ano eleitoral. São convocados para a carregar as pedras. No mais, não servem para nada.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Tem quem faça por merecer a raiva de eleitores. Por exemplo, o senador Jorge Seif (PL) foi convidado para visitar o estande da secretaria estadual de Turismo na Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal.

 

*Nada anormal não fosse o convite assinado pela própria esposa, Catiane Seif. Que ocupa a função de secretária adjunta da Secretaria de Turismo, nomeada pelo governador e amigo pessoal, Jorginho Mello (PL). Com salário de R$ 22.790,25.

 

*Aquela tal “imprensa verdade”, com nítidas ramificações em Santa Catarina, especulou que deputados bolsonaristas teriam sido procurados para ajudarem, financeiramente, no custeio de ônibus que levaram simpatizantes e Jair Bolsonaro a São Paulo no domingo (25).

 

*Ora, exceto em anos eleitorais (partindo de candidatos declarados) e no dia das eleições a prática não é proibida. E não é exatamente o que faz o MST? E o PT e as esquerdas, quando promovem manifestações públicas, como já anunciam para março? Me engana, eu gosto!

 

O PT sem nomes

 

O PT está deixando a raia das pré-candidaturas em Brusque e Blumenau, dois importantes colégios eleitorais do estado. Na terra do empresário Luciano Hang, o ex-prefeito e atual superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Eccel, abriu mão de tentar um terceiro mandato. Já o fez em 2020, sem sucesso. Tentou ser deputado, não deu.

 

pol

Em Blumenau, onde mais de 70% dos eleitores votaram em candidatos da direita em 2022, a deputada federal Ana Paula Lima só não desistirá ser for “convocada” pelo partido. Em 2020 ela disputou a prefeitura e foi a quinta colocada. Dos 148 mil votos para deputada federal em 2022, só 24,5 mil foram de Blumenau. Números que desnudam dura realidade para a petista: eleitor da cidade, em sua maioria, não a quer por perto.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x