Colunas

Política e Políticos – Lista pública de crimes sexuais

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

02/04/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Um cadastro público com nomes de pedófilos e agressores sexuais é a proposta do deputado estadual Carlos Humberto (PL/Balneário Camboriú), para permitir que qualquer cidadão possa saber quem já foi condenado, com trânsito em julgado (sentença definitiva). Os nomes e fotografias de agressores sexuais de crianças e adolescentes ficarão disponíveis em lista da Secretaria de Segurança Pública.

 

pol

 

Além daqueles presos em flagrante cometendo crimes de cunho sexual. “Não podemos admitir que agressores sexuais e pedófilos saiam livremente enquanto aguardam julgamento”, disse o deputado. Mas se saem, emendou o parlamentar, “esse cadastro vai permitir que a população saiba quem são esses criminosos”.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

CURTAS

 

 

*Enquanto a reeleição de Adriano Silva (Novo) para prefeito de Joinville segue com apoios de outras siglas, como PSD e União Brasil, Sargento Lima, do PL, e o MDB, ainda sem um nome, estão cada vez mais isolados na disputa pelos votos do maior colégio eleitoral catarinense. Silva deve ganhar mais apoios: do Republicanos, PSDB e PRD (ex-PTB). O que garante um precioso tempo nos programas eleitorais da TV.

 

 

*Uma pesquisa do Instituto MAPA, feita entre 24 e 27 de março e encomendada pela Rádio Jovem Pan de Joinville, indica vitória de Adriano Silva já em primeiro turno. O candidato do Novo teria 65,4% da intenção de votos de 504 eleitores consultados por telefone. Bem atrás aparece o deputado Sargento Lima (PL), candidato do governador, com 11,5%.

 

 

*Jorginho Mello (PL) está ciente de que a meta (dele) de eleger 100 prefeitos, incluindo os dez maiores colégios eleitorais, dificilmente será atingida. Por exemplo, o PL não terá candidato em Florianópolis e enfrenta problemas para definir nomes consistentes e de consenso em Itajaí, Brusque, Balneário Camboriú e Blumenau. Em eleição local “o buraco” é mais embaixo”.

 

 

*O ex-senador Paulo Bauer pediu desfiliação do PSDB há poucos dias em carta endereçada ao diretório tucano de Joinville sem dar explicações. Bauer preside o projeto “Porto Brasil Sul” (um novo porto) a ser instalado na região da Ponta do Sumidouro, em São Francisco do Sul. A proposta é liderada por empresário de Joinville.

 

 

*Outro que está deixando o partido pelo qual disputou vaga de senador em 2022 é o ex-deputado estadual Kennedy Nunes (Joinville). Além de presidente estadual do PTB, também preside o Detran, nomeado que foi em maio de 2023 por Jorginho Mello (PL). Nunes já foi filiado ao PP e PSD.

 

 

*Além de Jair Bolsonaro (PL) outros políticos conhecidos no cenário nacional estiveram em SC durante a Páscoa. Governador Ratinho Júnior (PSD/PR) foi a Bombinhas ter com a deputada Paulinha (Podemos). A senadora e ex-ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Damares Alves (Republicanos/DF) foi à Laguna encontrar o ex-governador Carlos Moisés. Uma revoada bolsonarista sobre SC.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Moreira no porto de Itajaí

 

 

Depois de ser diretor financeiro do BRDE, por nomeação do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), o ex-governador Pinho Moreira (MDB) está com um pé na superintendência do porto de Itajaí. A convite do prefeito Volnei Morastoni (MDB). O município é a única autoridade portuária pública do país e precisa de visão política e atuação direta em Brasília que possa resolver a difícil situação administrativa do porto, avalia o prefeito.

 

pol

 

Lula da Silva (PT) travou o processo de privatização aberto no governo de Jair Bolsonaro (PL). A interrupção do processo de privatização gerou uma crise, emperrada na burocracia federal com o término do contrato de arrendamento com a APM Terminals, do grupo Maersk, em 31 de dezembro de 2022.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

VIA BRASIL

 

 

*Partido Novo faz encontro estadual no sábado (6) em Blumenau. Vai servir para a apresentação de todos os pré-candidatos a prefeito e vereador às eleições de outubro.

 

 

*E, claro, alavancar a candidatura do promotor de Justiça Odair Tramontin, que tenta, pela segunda vez, ser prefeito de Blumenau. Em 2020, Tramontin fez 22.846 votos. Faltaram 2.470 votos para chegar ao 2º turno.

 

 

*Sábado (6) é a data limite para a desincompatibilização de cargos públicos para quem vai disputar as eleições para prefeito e vereador. Exceto prefeitos que pretendem a reeleição. No mesmo dia encerra o prazo para mudança de domicílio eleitoral.

 

 

*Segundo levantamento da “Folha de São Paulo”, nas 27 capitais de estados nenhuma mulher preside, atualmente, câmaras de vereadores. Destaca, ainda, que Florianópolis tem seis vereadoras entre os 23 eleitos em 2020. É a maior representação feminina em capitais.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

A direita em Balneário

 

 

Javier Milei, presidente da Argentina, é o convidado de destaque para a conferência anual da direita brasileira nos dias 6 e 7 de junho, em Balneário Camboriú. Promovido pelo Instituto Conservador-Liberal presidido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/RJ). Em 2023, Milei, ainda não eleito presidente, esteve na conferência de Belo Horizonte.

 

pol

 

Balneário Camboriú tem sido, desde tempos mais recentes, uma vitrine política para os Bolsonaro. Renan Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, é candidato a vereador com a expectativa de uma votação retumbante.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x