Colunas

Política e Políticos – Sonho de muitos verões!

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

20/08/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Sonho de muitos verões!

 

Com estudo de viabilidade concluído já em 2022, a secretaria estadual da Infraestrutura dá o segundo passo concreto para a construção da sonhada rodovia paralela à BR-101, entre Joinville e Biguaçu, um trecho de 90,5 quilômetros, com seis pistas. É que acaba de ser lançado o edital de licitação para estudos ambientais, que vão custar R$ 4,2 milhões com prazo de conclusão em dois anos.

 

 

Em 2022, ainda no governo de Carlos Moisés (Republicanos) a obra foi orçada em R$ 6 bilhões. Dinheiro que o estado não tinha e nem tem agora para executar o projeto. E, pelo andar da carruagem (e só para falar do Norte) das obras de duplicação da BR-280, a nova rodovia é (ainda) só um sonho de muitos verões de gigantescos engarrafamentos na 101.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*O PSDB vai concentrar suas forças para eleger o prefeito de Florianópolis, com o ex-senador Dario Berger e já de olho em 2026. Os tucanos já foram governo com Leonel Pavan, de 25 de março a 31 de dezembro de 2010. Pavan era o vice de Luiz Henrique da Silveira (MDB).

 

*Os tucanos vão para as urnas com uma chapa de 41 candidatos a prefeito, 52 a vice-prefeito (coligados com outros partidos) e cerca de 1,5 mil candidatos a vereador. Hoje, os tucanos têm 17 prefeitos, com 17 vice-prefeitos e 175 vereadores. É muito pouco.

 

*Dario Berger, agora apoiado pelo Cidadania, PDT e União Brasil, foi prefeito da Capital por dois mandatos, de 2005 a 2012. Mas, em sua base eleitoral, fez votação “mais ou menos” em 2022 para senador pelo PSB: 57.529 votos contra 85.619 votos de Jorge Seif e outros 48.692 votos conferidos ao vereador Afrânio Bopré (PSOL).

 

*O deputado Ivan Naazt (PL) protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei para mudar o Hino de Santa Catarina. Obsoleto e incompatível com a realidade atual, alega o parlamentar. Naatz propõe concurso público para nova letra e música.

 

*O deputado cita que, pelos mesmos motivos, Goiás alterou seu hino em 2001 e que em estados como Minas Gerais e Paraíba mudanças também estão em discussão. O Hino de Santa Catarina data de 1892, mas não é ensinado nas escolas há décadas. Com raríssimas exceções, nem mesmo o nosso Hino Nacional.

 

* Pelo menos metade das vagas de estágio de segundo grau em órgãos públicos estaduais ficam reservadas para estudantes do ensino médio matriculados em escolas da rede pública. É o que diz lei aprovada pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Rodrigo Minotto (PDT), e já sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL).

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

 

*De Lula Silva (PT), em visita a São Leopoldo (RS): “O problema do Brasil não é o povo pobre, trabalhador. O problema do Brasil são os ricos, porque o pobre, se estiver consumindo, a economia vai para frente e todo mundo vai viver bem nesse país”. Como se percebe, a estupidez não tem limites!

 

*Não há sinais no horizonte eleitoral de que Lula da Silva (PT) virá a Santa Catarina fazer campanha para candidatos do partido, com ênfase para Florianópolis, Joinville e Blumenau, os três maiores colégios eleitorais do estado e onde ele mesmo foi muito mal votado em 2022.

 

*Uma das muitas frases de Silvio Santos: “Quando o ser humano está com a razão, Deus é o seu advogado. Quem tem razão, forte ou fraco, vence sempre. O mal vence por alguns minutos, por algum tempo; mas o bem sempre vence o mal”.

 

*Jorginho Mello (PL) está em campanha diuturna para candidatos do PL e aliados. De novo, poderá sentir na pele o que é depender da “ambulancioterapia”, apelido que Luiz Henrique da Silveira (MDB) deu às intermináveis viagens de pacientes pelos quatro cantos do estado em busca de medicina avançada em centros mais desenvolvidos. E que prometeu acabar. Mello, também.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

O ‘efeito’ Bolsonaro

 

Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que no Sul do país (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) houve crescimento expressivo de candidatos militares entre os anos de 2000 e 2024: de 79 para 217. Um latente ‘efeito Bolsonaro”. Além de liderar candidaturas de policiais civis e militares, o PL tem expressivo número de candidatos que são pastores evangélicos.

 

 

 

 

O PT é o partido que mais lançou candidatos declarados professores, categoria com pouco espaço em siglas de direita. Em todo o país há cerca de 6 mil candidatos que declaram ser das forças de segurança, ou que vão usar termos como “soldado” e “delegado” nas urnas de outubro.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x