Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Concurso segue suspenso
Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
05/03/2024
Concurso público vai abrir 550 novas vagas para soldados e oficiais da Polícia Militar, mas segue suspenso pelo Tribunal de Justiça. O TJ entende (e o STF também, já em 2024) que não se pode limitar a concorrência de mulheres à totalidade das vagas. Em Jaraguá do Sul, onde o 14º BPM, com 175 PMs, atende também Massaranduba, Schroeder, Guaramirim e Corupá, falamos ao vento há muito tempo sobre a urgente necessidade de um efetivo maior.
“Se hoje as estatísticas de combate ao crime são boas na região, isso se deve ao apoio da comunidade e ao trabalho árduo dos policiais militares, que acumulam plantões e jornadas extras para manter a qualidade do serviço e a segurança da população”, lembrou, pela enésima vez, o deputado Vicente Caropreso (PSDB). Dando eco à Câmara de Vereadores. Diz o ditado que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Pois…
Política e Políticos – CURTAS
*Se a meta (modesta, diga-se) de eleger 55 prefeitos nas urnas de outubro for batida, o PSD bota o bloco na rua com candidato a governador em 2026. E já tem nomes, entre eles João Rodrigues, prefeito de Chapecó, Clésio Salvaro, que governa Criciúma, e Topázio Neto, de Florianópolis.
*Porém, Rodrigues e Topázio precisam da reeleição para não caírem no limbo político. Salvaro, reeleito em 2020, não concorre em outubro, mas se obriga a eleger seu sucessor. No caso, os três terão de demonstrar força nas urnas se quiserem protagonizar a majoritária de 2026.
*Nas eleições de outubro o PL de Jorginho Mello e o PSD devem travar o grande embate das urnas. O PL quer 100 prefeitos. Em 2020, elegeu 27. O PSD, agora com três ministérios no governo Lula, fez 42 prefeitos, ou 18 a menos que em 2016. Já o PL ganhou mais 15 naquele ano.
*O combalido PSDB catarinense está perdendo mais um prefeito. Dessa vez o de Concórdia, Rogério Pacheco, reeleito em 2020, que já está de malas prontas para filiação no PSD dia 22 de março. Pacheco também foi vereador por cinco mandatos.
“Existe vida inteligente entre os extremos. Nós não podemos aceitar, passivamente, que as duas únicas alternativas no Brasil sejam o lulopetismo e o bolsonarismo”. Aécio Neves (PSDB), deputado federal, dizendo-se pronto para “reconstruir” o ninho tucano em SC. Ele mora em Florianópolis.
* Em 2014, quando era senador, Neves foi protagonista da eleição presidencial. No segundo turno, perdeu para Dilma Rousseff (PT), que fez 54 milhões de votos contra 51 milhões. Algo parecido com a disputa entre Bolsonaro (58 milhões de votos) e Lula da Silva (60 milhões) em 2022.
Política e Políticos – Agora, vai?
Na segunda-feira (4), em Joinville, o secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper (MDB), deputado estadual licenciado, anunciou que em abril deve ser lançado o edital de licitação para a construção de áreas de escape em trechos da Serra Dona Francisca, entre Pirabeiraba e Campo Alegre.
Desde sempre a serra tem sido palco de dezenas de acidentes, porém só se começou a se pensar mais seriamente em áreas de escape recentemente, depois que um caminhão carregado com ácido sulfônico perdeu os freios e bateu num barranco, entornando a carga em dois dos rios que abastecem Joinville. Deixando a população sem água por vários dias. As áreas de desaceleração já estavam previstas no projeto de revitalização da SC-418, licitado em 2022 (governo de Carlos Moisés), mas nada saiu do papel até hoje.
Política e Políticos – VIA BRASIL
*Em Blumenau, terceiro maior colégio eleitoral, o único dos partidos protagonistas na disputa pela prefeitura que ainda não se posicionou é o PT. Até porque não tem nome consistente. Citada para “ir ao sacrifício” a deputada federal Ana Paula Lima demonstra apetite zero pelas urnas de outubro. Em 2020 ela tentou, fez 8.359 votos.
*Em Balneário Camboriú a vereadora Juliana Pavan (PSDB) vai se filiar no PSD dia 11 de março, numa grande festa armada para a filha de Leonel Pavan, que também pelo PSD concorrerá à prefeitura da vizinha Camboriú. A troca de partidos, este ano, só é permitida para vereadores, porque estão em final de mandato. Com ocorrerá em 2026, com deputados estaduais e federais.
*A descriminalização de drogas para o uso pessoal (Fernando Henrique Cardoso já defendia a maconha livre quando presidente), volta à discussão hoje (6) no Supremo Tribunal Federal. O senador Jorge Seif (PL) reagiu com um discurso veemente porque, já por duas vezes, o Congresso Nacional decidiu criminalizar o porte de drogas, seja qual for a quantidade.
*“A população brasileira já disse não às drogas, além do relatório das Nações Unidas sobre drogas e crimes, dizendo que onde se legalizou houve aumento da violência e a criminalidade não reduziu. Nenhum país que liberou droga conseguiu redução no consumo ou índice positivo para a segurança pública”, disse Seif.
Política e Políticos – Cada qual no seu banheiro
Projeto de lei do senador Magno Malta (PL/ES) proíbe o uso de banheiros nas escolas com base na identidade de gênero dos alunos. A Comissão dos Direitos Humanos do Senado já aprovou a proposta, que agora será analisada pela Comissão de Educação. Exemplo: uma menina trans (que nasceu como menino e se identifica como menina) não poderá utilizar o banheiro feminino.
Com isso, transexuais, travestis e pessoas não binárias, não poderão usar os banheiros e vestiários do gênero com o qual se identificam. Em Santa Catarina tramita na Assembleia Legislativa projeto do deputado Sérgio Motta (Republicanos) proibindo banheiro unissex nas escolas da rede estadual de ensino. Malta é ex-pastor evangélico, Motta é bispo da Universal Reino de Deus.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline