Colunas

Política e Políticos – É pra ontem!

Política e Políticos – “Temos 167 cidades em situação de emergência, quatro delas em estado de calamidade pública. Esses municípios precisam contar com o respaldo imediato do Estado. Não é hora para burocracia. Precisamos garantir uma legislação que permita a simplificação e o apoio rápido para os gastos mais emergenciais,…

13/11/2023

Política e Políticos – “Temos 167 cidades em situação de emergência, quatro delas em estado de calamidade pública. Esses municípios precisam contar com o respaldo imediato do Estado. Não é hora para burocracia. Precisamos garantir uma legislação que permita a simplificação e o apoio rápido para os gastos mais emergenciais, como contratação de maquinário, hora extra de pessoal e combustível”. O discurso é do deputado Napoleão Bernardes (PSD) autor do projeto de lei “SOS SC: Resposta Imediata”. Prevendo repasse de recursos de forma simples e rápida. De fato, é só olhar para a ajuda prometida (sempre) pelo governo federal. Já chegou algum? Em tempo: os estragos milionários, traumas e etecetera vão muito além do sobe e desce dos rios.

 

 

Política e Políticos –  CURTAS

* Política e Políticos –“Vamos fazer em concreto para que haja qualidade e segurança a todas as famílias que passarem pela via”, disse o governador Jorginho Mello (PL) ao assinar ordem de serviço para pavimentação em concreto, por R$ 94 milhões, da SC-160, entre Bom Jesus do Oeste e a BR-282. Mello já criticou e suspendeu obras do gênero lançadas pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), alegando custos mais altos. A obra está no programa “Estrada Boa”.

*Enquanto isso e já por uns bons 25 anos da primeira promessa, repetida por Mello, o Vale do Itapocu espera pela revitalização e pelo projeto de duplicação da SC-108 (promessa do governo passado e de JM), no trecho de Guaramirim a Massaranduba. Onde o asfalto parece ter sido bombardeado.

* Encanadores, pedreiros, instaladores hidráulicos e outros profissionais da região de Barra do Sul podem participar de curso gratuito oferecido pela Casan sobre a conexão do esgoto residencial ou comercial à rede coletora. Perguntar não ofende: se a ligação é obrigatória, por que não fazer a ligação (Casan, Samae, etc.,) quando da instalação das redes e cobrar na conta de água?

*Enquanto isso, o Instituto do Meio Ambiente (órgão do Estado) segue com seus relatórios semanais de balneabilidade das praias catarinenses. O verão ainda não começou e o relatório das análises feitas entre os dias 6 e 10 de novembro mostra que dos 237 pontos monitorados pelo IMA em todo o litoral, só 184 estão próprios para banho por conta de esgotos atirados nos rios sem qualquer tratamento. E vai piorar, com toda a certeza.

*Sem sucessor com cacife para disputar a prefeitura em 2024, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), foi aplaudir evento de novas filiações ao PP. Que deve ter como candidato a prefeito o atual presidente da Câmara, Almir Vieira. Eleito (o último dos 15) em 2020 com 1.933 votos. Um desempenho que o credencia a tentar se reeleger. Quando muito.

*Pelo andar da carruagem, Santa Catarina poderá ter mais um feriado no mês de novembro além de 2 (Finados) e 15 (Proclamação de República). Projeto de lei da suplente de deputada Vanessa da Rosa (PT/Joinville) propõe feriado no dia 20, alusivo à Consciência Negra. Por coincidência, Vanessa fica no mandato até dia 20, na licença do deputado Padre Pedro (PT).

 

 

 

Política e Políticos –Não ao porte de armas

 

Em outubro a Assembleia Legislativa aprovou, mas o governador Jorginho Mello (PL) vetou projeto de lei do deputado Jessé Lopes (PL) permitindo que vigilantes da segurança privada, portem armas de fogo no deslocamento para o trabalho e vice-versa, por se tratar de atividade de risco. Mello disse que tomou a decisão orientado pela Procuradoria Geral do Estado, por se tratar de iniciativa (o projeto) de competência exclusiva da União.

Política e Políticos –

Política e Políticos –Posse e porte

Já a posse de armas de fogo é permitida a qualquer cidadão, desde que sejam cumpridas as regras de comercialização e registro. No Senado está em discussão um projeto de lei que inclui o porte de armas de fogo pela segurança privada fora das empresas. Hoje permitido apenas no local de trabalho e durante o expediente de trabalho já que a arma é de responsabilidade e propriedade da empresa.

Política

 

Política e Políticos –  VIA BRASIL

*Política e Políticos –Governador Jorginho Mello (PL) vai hoje (14) a Joinville, onde inaugura uma subestação da Celesc no Bairro Boa Vista, um investimento de R$ 25,6 milhões. Para 2024 está previsto uma nova linha de transmissão entre Joinville e a região da Gamboa, em São Francisco do Sul. Mas neste verão um transformador móvel vai “quebrar o galho”, para garantir energia na praia.

*Em documento assinado pelas lideranças, Novo e PSD de Joinville, que vão juntos para as eleições de 2024, formalizaram contrariedade a propostas de se aumentar o número de vereadores- hoje são 19. Politicamente, isso dá resultados nas urnas porque, do “lado de fora”, o eleitor só vê gastos. Pela população, a Câmara joinvilense poderia ter até 27 vereadores.

*Os dois partidos já estão de olho em 2026, no embate para governador do Estado. Se a reeleição de Adriano Silva, prefeito de Joinville, der certo, já será um ganho positivo para a empreitada. Em Jaraguá do Sul a ideia ventilada nos bastidores do Legislativo para se ter mais vereadores- dos atuais 11 para 15, por exemplo, “morreu na casca” e sequer foi votada.

*O acordo entre o Novo e o PSD em Joinville não cita o processo seletivo (adotado pelo Novo) para nomear servidores comissionados (secretários e diretores). A explicação é a de que, se Adriano for reeleito, a maioria dos comissionados podem ser reaproveitados. Perguntar não ofende: o PSD entrou na briga por causa da cor dos olhos do prefeito? Me engana, eu gosto!

 

 

Política e Políticos – Meras coincidências?

Política e Políticos –O juiz Danilo Pereira Júnior, que em 2019 determinou a soltura de Lula da Silva (PT) após o Supremo Tribunal Federal declarar inconstitucional a prisão em segunda instância, é o novo titular de uma das cadeiras da 13ª Vara Federal de Curitiba, a base da Operação Lava Jato. Pereira Júnior substitui o juiz Eduardo Appio, magistrado desafeto do senador Sérgio Moro (Podemos/PR) e ex-chefe dos processos remanescentes do maior escândalo de corrupção da história política do país, que desistiu de reassumir a Lava Jato. Appio deve ser nomeado (a pedido) para a 18ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam processos previdenciários.

 

Leia também>>> Comunidade se une em ação solidária para apoiar Lucas Hioan em 2023

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x