Política e Políticos – Estudo destaca Jaraguá em 2023
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política e políticos catarinenses

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Política e Políticos – A microrregião de Joinville se destaca como a de maior complexidade econômica no Estado. Joinville, Jaraguá do Sul e Araquari centralizam uma economia diversificada e dinâmica, com destaque nacional nas indústrias metalmecânica, automotiva, química e de plásticos, e um importante polo no setor têxtil e de confecções, além de outras atividades. A citação está no diagnóstico “Estratégia de Diversificação Inteligente para as Microrregiões de Santa Catarina” e direciona a região para a fabricação de aeronaves, veículos militares e ferroviários e de caminhões.
Política e Políticos – Vocações regionais
O estudo desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina propondo uma estratégia de diversificação inteligente aponta outros setores de desenvolvimento regional, como a fabricação de equipamentos bélicos e produtos de ferro e aço laminados para a indústria metalomecânica, e a produção de resinas, tintas e fibras químicas para a indústria química. Gerando empregos, renda, qualidade de vida e impostos. Mas tudo depende de investimentos privados sólidos e de uma parceria consistente com o poder público. Sem o que nada feito!
Política e Políticos – CURTAS
*No senário da política e políticos o Senador Jorge Seif (PL) pode dormir tranquilo, por enquanto. A depender do Tribunal Regional Eleitoral seu mandato está assegurado ao menos até fevereiro de 2024 caso um recurso aporte no Tribunal Superior Eleitoral. A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, relatora da ação movida pela coligação “Bora Trabalhar”, já votou contra.
*O voto de Ritta foi acompanhado pelo juiz Otávio Minatto. Ambos entendem que se houve irregularidades no uso de helicópteros do Grupo Havan durante a campanha, não houve potencial para que as condutas levem à perda do mandato por abuso do poder.
*Cenário de Política e Políticos II – A própria Procuradoria Regional Eleitoral também já se manifestou contra, entendendo que a gritante diferença de votos leva à conclusão de que não foi o modo de mobilidade oferecido por empresa privada ao então candidato Seif responsável pela votação obtida nas urnas.
*A ação tenta beneficiar o candidato a senador Raimundo Colombo (PSD), com pouco mais de 600 mil votos e segundo colocado atrás de Seif, que superou a marca de 1,4 milhão de votos. A defesa entende que se Seif for cassado, Colombo ganha o mandato no ‘tapetão’. Pura tolice. Mas, se chegar lá no STF, quem duvida? Afinal, Seif foi apadrinhado por Jair Bolsonaro (PL).
*A comitiva liderada pelo governador Jorginho Melllo (PL) em viagem ao Panamá retorna a Santa Catarina com a mala cheia discursos. Na prática, nem mesmo garantido está o pretendido voo direto da empresa Copa Airlines, entre a Cidade do Panamá e Florianópolis. A empresa topa, mas desde que haja demanda. Só que daqui para lá e não ao contrário.
*Essa conexão direta por avião já existe em outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, por exemplo, um caminho mais rápido para se chegar aos Estados Unidos partindo da capital gaúcha com escala na capital panamenha. E vice-versa.
Política e Políticos – A conta do esgoto
“Não é normal ficar doente no verão com diarreia, dengue, esquistossomose, leptospirose”, afirma a presidente do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, apontando que a não universalização do tratamento de esgoto em Santa Catarina é um desastre. Com pesados custos com saúde, principalmente. Com isso “Santa Catarina deixa de ter um ganho líquido de R$ 14,8 bilhões, impactando no turismo, prontos-socorros lotados no verão (viroses) e doenças ginecológicas associadas à falta de higiene sem esgoto tratado”, observou Pretto.
Política e Políticos – SC e Jaraguá
Dados disponíveis de 2021 registram 2.769 internações (em SC) por falta de saneamento básico. Nos Estado se despeja, por dia, 300 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento nos rios e no mar. Na grande maioria dos municípios o serviço é de responsabilidade do Estado, via Casan. Em Santa Catarina, conforme dados de 2021, 98,4% da população têm acesso à água, e só 32% à coleta e tratamento de esgoto. No Brasil, Jaraguá do Sul desponta entre as cidades com maior cobertura, ao redor de 90%. Detalhe: o serviço sempre foi (e é) municipal.
Política e Políticos – VIA BRASIL
*Cenário de Política e Políticos III – Jorge Goetten (PL), Daniela Reinehr (PL), Zé Trovão (PL), Ismael dos Santos (PSD) e Ana Paula Lima (PT) são os deputados federais catarinenses integrantes da Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais da Câmara dos Deputados.
*A missão da Comissão é estudar e analisar formas de prevenção e auxílio a desastres e calamidades naturais que vêm sendo registrados no Brasil. Tendo pela frente uma infernal burocracia. Com 34 membros dando palpites não é de se esperar grandes coisas.
*Ao completar 78 anos na semana passada, Lula da Silva (PT) disse, sem qualquer modéstia, como é de praxe, que tem como meta chegar aos 120 e “ajudar a salvar o nosso querido Planeta Terra!”. Foi aplaudido pela claque de plantão em frente ao Palácio do Planalto (tipo o puxadinho de Bolsonaro), de quem ganhou um bolo.
* Lula da Silva (PT) culpou partidos políticos pela diminuição das mulheres em seu governo, dizendo que, ao abrir espaço (toma lá, dá cá) para indicações em vagas ocupadas por mulheres, foram as legendas que sugeriram nomes de homens para substitui-las. Óbvio, visto que quem governa, de fato, é o Centrão.
Política e Políticos – Perdendo a guerra
“O Brasil está perdendo a guerra para a criminalidade, e também para a corrupção. Estamos vivendo um momento em que os que se locupletaram, ou seja, aumentaram a sua fortuna, não só ganharam a liberdade, a descondenação, como as provas que houve roubo, inclusive com devolução de dinheiro. E não bastasse isso, o deboche maior é ser possível prender quem te prendeu! É isso que nós estamos vivendo”. O discurso, irretocável, é do senador Esperidião Amin (PP), na solenidade de entrega do título de cidadão honorário de Joinville ao ex-juiz federal e senador Sérgio Moro (Republicanos).
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Celso Machado
Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)