Colunas

POLÍTICA & POLÍTICOS

Hospitais- Projeto do deputado Sargento Lima (PSL) obriga hospitais e clínicas médicas de SC, que exploram comercialmente estacionamentos a disponibilizarem gratuitamente a vaga, ao menos por uma hora, nos casos de pacientes que necessitam de atendimento com urgência. É o caso dos dois hospitais de Jaraguá do Sul com suas diretorias sempre arredias ao diálogo quando assunto é esse. Até porque faturam alto com seus estacionamentos… Leia mais….

27/08/2019

Por

Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

POLÍTICA & POLÍTICOS

Novo recurso– Dono de 67,9 mil votos conquistados em 2018, o ex-deputado federal João Rodrigues (PSD) tem novo recurso a ser julgado hoje (27) pelo Tribunal Regional Eleitoral. Rodrigues foi condenado por licitação fraudulenta na compra de um trator quando exercia o cargo de prefeito interino de Pinhalzinho (Oeste catarinense), entre 2001 e 2002. Disputou a eleição com liminar do STF, mas não teve os votos computados e nem foi empossado. Em seu lugar assumiu Ricardo Guidi (PSD), que conquistou pouco mais de 61 mil votos. Rodrigues seria o candidato a governador considerado como imbatível antes da “onda Bolsonaro” e já vinha em campanha escancarada fora de época por todos os cantos do Estado. Preso quando voltava dos Estados Unidos com a família, foi substituído por Gelson Merisio (PSD). Por força de liminar, seu nome estava nas urnas e foi o 12º mais votado entre os 16 eleitos.

Pois é 1-Por que a tinta branca usada para sinalizar faixas de segurança, por exemplo, dura tão pouco? O problema, que ocorre desde sempre em municípios vizinhos também, voltou a ser comentado na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Incluindo casos onde a pintura não seguiu linhas exatamente retas. Quem recebe o serviço da empreiteira contratada não fiscaliza? Afinal, é tudo dinheiro do contribuinte.

Pois é 2-Deputados Ana Campagnolo e Jessé Lopes, ambos do PSL, vivem ameaça de expulsão do partido por conta de críticas ao governador Carlos Moisés. Que, por sua vez, em recente entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, debulhou o verbo contra o presidente Jair Bolsonaro. Sem ser ameaçado depois.

Confirmado– General Hamilton Mourão, vice-presidente da República, vem a Santa Catarina no dia 3 de setembro. É o convidado principal do primeiro Fórum de Líderes da Indústria, evento criado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina para debater os principais desafios econômicos que se apresentam ao setor daqui para frente.

Migrando– O deputado federal Gilson Marques, único do Partido Novo eleito por Santa Catarina em 2018 e com domicílio eleitoral em Pomerode, nem esquentou a cadeira na Câmara e já migrou de mala de cuia para o partido Livres. Que tem o mesmo discurso e que, da mesma forma, reúne uma nova elite brasileira em um partido político. Marques é sócio de um dos maiores escritórios de advocacia do Vale do Itajaí. O Livres abriga dissidentes do PSL a partir da filiação de Jair Bolsonaro e, agora, detém cinco cadeiras na Câmara dos Deputados.

No BNDES– O presidente Jair Bolsonaro (PSL) prometeu abrir a “caixa preta” do Banco Nacional do Desenvolvimento Social e Econômico e não o fez até agora. Dentro dela estão todas as operações lícitas e ilícitas feitas pelo BDNES em todos os tempos. Isso motivou o senador Dario Berger (MDB) a propor que o sigilo bancário dessas operações financeiras seja extinto. Resumindo: o banco é público e mantido com dinheiro dos impostos. Portanto…

Hospitais– Projeto do deputado Sargento Lima (PSL) obriga hospitais e clínicas médicas de SC, que exploram comercialmente estacionamentos a disponibilizarem gratuitamente a vaga, ao menos por uma hora, nos casos de pacientes que necessitam de atendimento com urgência. É o caso dos dois hospitais de Jaraguá do Sul com suas diretorias sempre arredias ao diálogo quando assunto é esse. Até porque faturam alto com seus estacionamentos.

Cinemas– A Instrução Normativa 128/2016 da Agência Nacional do Cinema prevê que as salas de cinema tenham acessibilidade para deficientes visuais e auditivos até o dia 1° de janeiro de 2020. O vereador Arlindo Rincos (PSD) disse que ele e o presidente da Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul, Paulo Sérgio Praxedes, vão cobrar. Até porque a mesma normativa impõe que ao menos 30% das salas de exibição estejam prontas até 16 de setembro próximo.

Retrocesso – Projeto de lei do senador Jorginho Mello (PL), pronto para ser votado em plenário, permite construções a menos de 15 metros de rodovias e ferrovias com autorização das prefeituras. Hoje, a faixa de domínio impõem um mínimo de 15 metros para cada lado. Na verdade, o senador pretende apenas legalizar o que já foi feito ao arrepio da lei. Exemplos latentes e às pencas temos em Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá, com a conivência escancarada do poder público municipal. Que, quando desapropria essas áreas, das quais cobra IPTU, ainda se obriga a indenizar o proprietário. Nessa parceria de ilegalidades juntam-se a Celesc e os serviços municipais de água e esgoto.

Tucanos– PSDB estadual faz um “arrastão” em busca de “lideranças jovens” para disputar as eleições municipais de 2020. O ninho tucano catarinense e de outros partidos como MDB, PP e PSD, só para citar os maiores, envelheceu porque, historicamente, nunca foi uma porta aberta para novas ideias. E muito menos para quem pudesse fazer sombra aos donos dos partidos. Mas há- e sempre há um “mas”- uma exigência: idade entre 18 e 30 anos e que nunca tenham disputado eleição.

Notícias relacionadas

x