Colunas

Política e Políticos – PP fica sem vereador

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

14/03/2024

O já combalido PP, que conquistou duas cadeiras na Câmara de Jaraguá do Sul em 2020, ficou sem representação no Legislativo. Depois de Anderson Kassner, que assinou ficha no MDB, a vereadora Nina Santin Camello, com as bênçãos de Jorginho Mello, migrou para o PL na quarta-feira (13) à noite, em Florianópolis.

 

Acompanhada pelo presidente do PL, o empresário Edson Junkes, pré-candidato a prefeito. Pode estar aí a chapa do partido na disputa pela prefeitura. Jaraguá do Sul é um dos colégios eleitorais mapeados pelo governador. E, quiçá, de repente até com presença de um cabo eleitoral de peso: o ex-presidente Jair Bolsonaro. Que já delegou a Mello a escolha das cidades por onde ele (JB) passará pedindo votos.

 

POLÍTICA

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

 

* Rachado pelo jogo de interesses que move a maioria dos políticos de todos os partidos sem exceção, diga-se, o MDB jaraguaense segue cooptando filiados de outras siglas para tentar ao menos manter as cadeiras que tem no Legislativo. Em 2020, o partido elegeu três vereadores, muito pouco para quem governa a prefeitura desde 2016 no 10º maior colégio eleitoral do Estado.

 

 

*Depois de Ademar Winter, outro que se filiou ao MDB nessa semana é o vereador Anderson Karsten, até agora no PP. Em queda nas urnas, foi reeleito em 2020 com 1.350 votos a menos que em 2016, à época o mais votado, com 3.550 sufrágios. É o caso do ex-tucano Ademar Winter: dos 1.750 votos conquistados em 2016, despencou para 1.401 em 2020.

 

 

*Aliás, o desmantelado PSDB está prestes a perder mais um vereador, dessa vez em Joinville, onde o presidente da Câmara, Diego Machado, vai para o PSD na próxima quinta-feira (21). Machado já comunicou ao partido, por carta. Lideranças estaduais de peso do PSD vão prestigiar o ato.

 

 

*Projeto de lei do deputado estadual (e delegado) Egídio Ferrari (PL), pré-candidato a prefeito de Blumenau, prevê a punição para quem for flagrado consumindo drogas em locais públicos. A mesma proposta tramita em várias câmaras de vereadores de Santa Catarina, incluindo Jaraguá do Sul.

 

 

*Ou os nossos legisladores não andam a pé em nenhum momento da vida ou, então, só agora, em ano eleitoral, enxergaram o incômodo que é para as pessoas que caminham pelas calçadas e obrigadas a cheirar a fumaça da maconha, por exemplo.

 

 

*Depois de ser o deputado federal mais votado em 2018, pelo PRB, com 179,3 mil votos, o radialista Hélio Costa filiou-se ao MDB de Florianópolis. É candidato a vereador. Na reeleição em 2022, pelo PSD, fez míseros 18,5 mil votos. De 1985 até agora, já passou pelo PMDB, PRN, PP, PFL, PRB, Republicanos e PSD. Florianópolis tem 23 vereadores, mas nenhum do MDB.

 

 

O discurso é recorrente

 

“Precisamos fortalecer o debate sobre a reforma política, focando na realização de eleições unificadas. Para isso, é necessário iniciar um movimento nos municípios para que a questão seja capaz de sensibilizar o Congresso Nacional e, assim, possa ser considerada uma prioridade”. O discurso é do deputado Mauro de Nadal (MDB), presidente da Assembleia Legislativa.

 

pol

 

A fala é recorrente, remonta a meados dos anos 1980. Aliás, perguntem a um vereador se ele quer ir à reeleição em meio a uma disputa para eleger o presidente da República, senadores, deputados e prefeitos. Aliás, vem do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) a constatação óbvia: “ O grande desafio para as mudanças, a pressão política, (para se obter direitos) diz respeito à carência de líderes”. Aliás, incluindo ele mesmo.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Qual guerra está matando mais pessoas? Na guerra da Faixa de Gaza, mais de 30 mil pessoas mostram os últimos números. No Brasil, em 2023, cerca de 40 mil pessoas foram assassinadas. Do total, 602 em Santa Catarina o que dá 7,9 para cada grupo de 100 mil pessoas. Mesmo assim, é o menor índice do país.

 

* “A representação feminina tem que ser de fato e não de faz de conta. Por isso abraçamos e lançamos o movimento Eu Apoio Mais Mulheres na Política”. O discurso á da presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina, Marcilei Vignatti (PSB/Chapecó). É isso, até porque mandato eletivo por nomeação não existe. Ou sai na chuva para se molhar ou fica em casa.

 

 

*Em Santa Catarinas as mulheres representam 17,6% das cadeiras de câmaras municipais dos 295 municípios. Ou 525 eleitas em 2020. Em 12% dos municípios (35) não há vereadoras nessa legislatura. Nesse caso específico, inexiste, por exemplo, qualquer interesse em se discutir políticas públicas voltadas para as mulheres.

 

 

*O Novo, de Blumenau, já escolheu a vice-prefeita na chapa do promotor de Justiça, Odair Tramontin. É Denise dos Santos, mulher do deputado federal Ismael dos Santos (PSD), ambos evangélicos. E primeira suplente do senador Esperidião Amin (PP). Que não dá sinais de fazê-la senadora por uns dias nem mesmo nas férias parlamentares.

 

 

Presente que incomoda

 

Lula da Silva (PT) disse estar mais preocupado com o quebra-quebra de 8 de janeiro em Brasília, ainda sem conseguir indiciar Jair Bolsonaro, o alvo principal do governo e do STF, que em promover evento para condenar os 60 anos do golpe militar no Brasil, a chamada Revolução de 31 de março de 1964. Obviamente que não.

 

pol

 

Porque teria de condenar, também, golpes dos amigos que presidem a Venezuela, Cuba, Bolívia… E ditadores que se perpetuaram no poder mundo afora, aniquilando adversários políticos. Como já ocorreu na América Latina.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x