Sem categoria

Ponte no Bracinho receberá cobertura para incentivar o turismo em Schroeder

O local já serviu, em algumas ocasiões, para a largada do campeonato brasileiro de canoagem,

26/08/2020

Por

Ponte no Bracinho receberá cobertura para incentivar o turismo em Schroeder

Um dos mais belos recantos de Schroeder, carregado de belezas naturais e história receberá investimento estimado em R$ 209 mil. A Prefeitura, por meio de um projeto elaborado por Cássia Luana dos Santos, quando estagiária do curso de arquitetura e urbanismo, elaborou o projeto que está em fase de licitação.

Leia mais:

Trata-se da cobertura da ponte com 18 metros de comprimento por 5 metros de largura e 5 metros de altura, no final da Rua Otto Carlos Doege, ligação entre o Bracinho e Itoupava-Açu, próximo da estação de tratamento de água e da usina hidrelétrica da Celesc.

A ideia é antiga e ganhou força com a implantação da estrutura de concreto no final de 2018, da parceria entre o Município e a Defesa Civil de Santa Catarina, substituindo o antigo pontilhão de madeira então existente.

A cobertura será com madeira de lei e com folhas de amianto da cor marrom. Terá passarelas de 1,3 metro em cada lado cobertas, totalizando 182 m2. A cobertura tem um significado histórico, lembrando as antigas pontes, como da Trindade, que fazia a ligação entre Schroeder III e Santa Luzia.

O local é ponto de visitação, em especial no verão, quando os turistas e moradores locais aproveitam o ar puro e as águas limpas do Rio Bracinho para refrescarem-se. O local já serviu, em algumas ocasiões, para a largada do campeonato brasileiro de canoagem, com o aproveitamento das corredeiras.

Transposição da adutora fará parte do cenário

Além da cobertura da ponte, será feita a revitalização da transposição da adutora da Águas de Schroeder. Ela receberá uma estrutura com a inscrição “Corredeiras do Rio Bracinho”, onde a partir da passarela o turista poderá fotografar e levar uma lembrança do local. As passarelas terão piso de madeira com guarda-corpo e corrimão metálico. Terá iluminação pública.

Segundo o projeto, em uma das cabeceiras da transposição da adutora da Águas de Schroeder será implantada uma roda d’água com 2,5 metros de diâmetro, feito com madeira rija, lembrando como era a força motriz para produção de energia. Um bebedouro, com urbanização e ajardinamento da área completa o projeto.

Notícias relacionadas

x