Sem categoria

Por que a saúde mental é essencial para manter a consistência no trade

A percepção de mercado e de futuro de um trader ou investidor está completamente ligada ao seu equilíbrio emocional

14/10/2022

Na última segunda (10), foi comemorado o Dia Internacional da Saúde Mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a comunidade. Ou seja, o termo tem muito mais implicações do que a ausência de doenças mentais.

Recentemente, um trader disse que se sentia vulnerável diante da imprevisibilidade, temendo por seu futuro e o de sua família, com relação à política e a economia brasileira e mundial: “Tudo parece estar fora do lugar e desesperadamente incontrolável”.

Dizer que o mercado financeiro é imprevisível é redundante. Mas por que o desabafo desse negociante pareceu um pedido de socorro, mesmo diante de sua vasta experiência aa área? Será que tudo é mesmo aterrorizante ou a perspectiva de quem olha do lado de dentro está alterada?

A percepção de mercado e de futuro de um trader ou investidor está ligada ao seu equilíbrio emocional. Manter-se saudável emocionalmente é um exercício diário para o negociador que deseja se manter consistente.

Se você percebe que está com mais medo e a insegurança do que o normal ou se sente ansioso em situações corriqueiras, fique atento. Certo nível de ansiedade é normal e até necessário. Mas quando a ansiedade atinge um nível que limita suas ações e causa palpitação, sensação de descontrole ou desconforto constante, isso pode ser um sinal de que algo precisa ser feito – e imediatamente.

Exercitar a saúde mental deve ser uma prática diária, que envolve atividade física, alimentação saudável, descanso e lazer. Consultas rotineiras a profissionais como psiquiatras e psicólogos também são indicadas, principalmente quando parece que estamos perdendo o autocontrole.

Segundo a OMS, desenvolver essas habilidades é a forma de livrar-se do estresse rotineiro a que o mercado financeiro nos expõe.

Preocupar-se com o futuro de nossa família e a manutenção financeira é normal e necessário. Mas é insano acreditar que temos poder de controlar aquilo que não está sob nosso controle, como a economia mundial, a política nacional e até a ameaça de guerra nuclear.

Portanto, dedique um tempo a cuidar daquilo que você tem controle: sua saúde mental. Estude e aperfeiçoe seu plano para executá-lo da melhor maneira quando a oportunidade surgir. Entenda que simples atitudes, como as descritas acima, além de serem as únicas que poderá controlar, lhe permitirão ter percepção realista da situação.

Invista seu tempo se preocupando apenas com o que está sob seu controle!

Via InfoMoney
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x