Estadual

Porto de São Francisco ganha nova sinalização à segurança dos navios

O investimento é de R$ 4,9 milhões

14/09/2021

Por

Porto de São Francisco ganha nova sinalização à segurança dos navios

Reprodução

Com sete berços de atracação numa área de 244 mil m2, maior porto em movimentação de cargas em Santa Catarina e sétimo maior do Brasil, o Porto de São Francisco do Sul vai receber 15 boias medindo entre 27 e 30 metros para serem instaladas no canal de acesso ao complexo portuário. O investimento é de R$ 4,9 milhões.

As bases estarão fixadas no fundo do mar, com um peso de 12 toneladas, e suas hastes ficarão visíveis a uma altura de 9 metros acima do nível da água, melhorando a observação por parte dos navegantes.

Atualmente, as boias aparecem com 2,5 metros acima da água. O lampejo dos novos instrumentos alcançará aproximadamente 10 milhas náuticas, equivalente a 18 quilômetros. Hoje, a luz chega a cerca de 3 milhas náuticas.

No total, foram adquiridas 21 boias, sendo 15 articuladas, para sinalizar a entrada do porto no canal externo; três para alertar sobre perigos isolados, e mais três, denominadas boias cardinais. Outras 17 boias, já instaladas no canal de acesso, foram anteriormente reposicionadas para melhorar a sinalização, tomando como referência as atualizações dos mapas náuticos do canal de acesso ao Porto.

O projeto foi aprovado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil e deverá estar concluído até o final do ano.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x