
A administração do Porto de São Francisco do Sul apresentou o balanço da gestão, elencando as principais realizações, obras e conquistas no ano passado.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
A movimentação de mercadorias do Porto, em 2023, chegou a 16,9 milhões de toneladas, um aumento de 34% com relação a 2022 (12,6 milhões).
O resultado representa o recorde histórico na movimentação anual do terminal portuário do Norte catarinense, superando os 13,6 milhões de toneladas de 2021, o melhor rendimento até agora.
As exportações foram responsáveis por 60% do fluxo de produtos que passaram pelo Porto em 2023, com 10,2 milhões de toneladas.
Conteúdos em alta
Os maiores volumes operados no ano foram de grãos, com 9,6 milhões de toneladas (soja, 5 milhões, e milho, 4,6 milhões), seguido pelo óleo vegetal (250 mil litros) e madeiras, (196 mil toneladas).
As importações alcançaram 6,7 milhões de toneladas, com destaque para os fertilizantes (2,8 milhões).
Com o objetivo de melhorar a infraestrutura e agilizar a movimentação de cargas, o Porto realizou diversos investimentos ao longo do ano que alcançaram R$ 25 milhões. Também um novo gate, com três novas balanças rodoviárias, agilizou a movimentação de caminhões a partir de julho.
Assim, o Porto passou a contar com cinco balanças, o que permitiu triplicar o fluxo diário de veículos no Porto, de 500 para 1,5 mil.
Entre as inovações do novo acesso está o reconhecimento biométrico dos motoristas, por meio da palma da mão, o que torna São Francisco o primeiro porto público do país a contar com esse tipo de tecnologia.
De toda a soja exportada pelo Brasil para China, 7% saiu de SFS
O Brasil exportou 75 milhões de toneladas de soja para a China no ano passado. Desse total, 5,1 milhões de toneladas foram embarcadas no Porto de São Francisco do Sul, representando 7% dos grãos.
O resultado de 2023 foi 64% superior a 2022, quando foram exportados 3,1 milhões de toneladas.
MILHO – Sessenta e sete navios partiram de São Francisco do Sul carregando 4,5 milhões de toneladas de milho, principalmente para a China.
O número representa um aumento de 180% com relação ao mesmo período de 2022, quando foram exportadas 1,6 milhão toneladas do grão.
Além da supersafra de milho no Brasil, o recorde na exportação a partir de São Francisco foi alavancado pela certificação sanitária concedida pela China ao Porto, em maio.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Flávio José
Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.