Geral

Posto de Saúde do Tifa Martins será reformada e ampliada em Jaraguá do Sul

Estrutura será fechada a partir da próxima quarta-feira, mas profissionais e pacientes serão remanejados para outra unidade. 

12/06/2020

O Posto de Saúde Claudemir José Witkoski, no bairro Tifa Martins, passará por obras de reforma e ampliação. A estrutura é, atualmente, o menor equipamento do município, com 84 metros quadrados. Passará, depois de pronta, para 136 metros quadrados, com novas salas para atendimento e espaços ampliados para pacientes e funcionários.

A empresa vencedora da licitação, Arbo Serviços de Obras, terá seis meses para finalizar os trabalhos.

A decisão foi tomada considerando dois documentos do Governo do Estado: o decreto de 1º de junho, que liberava a prática do futebol a partir de 6 de julho, e as recomendações sanitárias ao futebol profissional, publicadas na segunda-feira (8).

Leia mais:

O investimento do Município é de R$ 314.473,84.

Serão dois consultórios, uma sala para enfermagem com banheiro, uma sala para curativos, local apropriado para esterilização e sala de atendimento de enfermagem.

Para que as obras transcorram mais rapidamente, a unidade será fechada a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de junho, mas profissionais e pacientes serão remanejados para a UBS Renato Pradi (Caic), no bairro São Luís, seguindo todos os protocolos de prevenção e distanciamento necessários.

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Moretti, o posto tem apenas um clínico geral 20 horas e com a ampliação da estrutura poderá receber também mais profissionais.

“Desde 2017, o Município promoveu uma série de melhorias nas unidades de saúde. No momento, o Pama e o Centro Vida passam por reforma também. Há um esforço mesmo neste momento de crise para melhorar os equipamentos públicos e assim oferecermos um serviço melhor à população”, diz.

Quem precisa dos serviços também aguarda com ansiedade pela reforma. Neri Heinzen mora no bairro há 30 anos e esteve na unidade de saúde nesta sexta-feira (12), acompanhando os detalhes para a transferência da equipe.

Ele avalia que a reforma já era pleiteada há anos pela comunidade, sendo que o início das obras é uma conquista para todos.

“Era uma necessidade de quem precisava dos serviços, a região terá mais conforto quando procurar o posto após a reforma. A expectativa é grande, com essa reestruturação poderemos até receber mais médicos”, afirma o morador.

Por

Notícias relacionadas

x