Praça das Luzes receberá o nome do eletricista Hilário Bertoldi
Ele foi o primeiro eletricista autônomo de Jaraguá do Sul contratado por Werner Voigt para realizar as primeiras instalações elétricas das máquinas e equipamentos da Weg, além de atender empresas, Prefeitura, igrejas e hospitais da cidade.
O Legislativo Municipal aprovou a denominação de Praça das Luzes Hilário Bertoldi a praça localizada na Getúlio Vargas, ao lado do Mercado Municipal de Jaraguá do Sul. A proposição é dos vereadores Luís Fernando Almeida, Osmair Luiz Gadotti e Ronnie Leonel Lux.
Bertoldi era de Rio dos Cedros e em 29 de janeiro de 1955 casou-se com Maria Daisy Buchmann, sendo pai do ex-prefeito Moacir Antônio Bertoldi, Alvacir José Bertoldi e Jurandyr Hilário Bertoldi. No início de 1960, veio com a família para Jaraguá do Sul e aprendeu a profissão de eletricista com o sogro Harry Christiano Buchmann, que na época trabalhava na Empresul (hoje Celesc).
Ele foi o primeiro eletricista autônomo de Jaraguá do Sul e era muito procurado para instalações e consertos industriais, mas atendia também empresas como Weg, Malwee, Marcatto, Borrachas Wolf, Marisol, Breithaupt. Atendia também a Prefeitura nos consertos dos semáforos e por anos colocava as lâmpadas da decoração natalina.
Hilário Bertoldi atendia também igrejas e os dois hospitais da cidade, os Colégios São Luís e Divina Providência e, em 1961, foi o eletricista contratado por Werner Voigt para realizar as primeiras instalações elétricas das máquinas e equipamentos da Weg, no prédio onde hoje é o Museu Weg, para que a empresa pudesse iniciar suas atividades.
Além de profissional de ofício formou profissionais eletricistas como Valdir Conti, Rogério Lunelli e Osvaldo Bridarolli, que são empresários do ramo. O homenageado faleceu em julho de 2016, aos 88 anos, em Jaraguá, deixando um legado de trabalho, humildade e seriedade, na sua profissão de eletricista.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!