Cultura

Prédio do Museu da Paz passará por amplo restauro e reforma em Jaraguá do Sul

O orçamento para os serviços de engenharia e fornecimento de mão de obra é da ordem R$ 819.119,09

14/06/2022

A Prefeitura/Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul lançou edital de tomada de preços para restauro e reforma do Museu Paz, na Avenida Getúlio Vargas, onde era originalmente a estação ferroviária. O orçamento para os serviços de engenharia e fornecimento de mão de obra é da ordem R$ 819.119,09. As empresas interessadas no serviço têm até o dia 21 de junho para a entrega das propostas.

O edital prevê restauro da edificação de 455 m2 tombada pelo Patrimônio Histórico, da cobertura de todo o espaço, pintura e execução de piso em concreto de 125 metros quadrados. O prazo para execução da obra é de 120 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.

De acordo com a secretária Natália Lúcia Petry, os museus são pontes e janelas que ligam mundos, tempos, culturas e pessoas e, por isso, o investimento nesta área é justificável. O espaço que abriga o Museu da Paz também recebe os beneficiados com o Programa Bolsa Técnico Cultural, que oferece aulas gratuitas de dança, música e teatro. A secretária informa que após a restauração o programa será fortalecido.

Ele é um dos mais significativos investimentos na cultura de Jaraguá do Sul, abrindo oportunidades para os talentos emergentes.

Museu abriga rico acervo da FEB na 2ª Guerra Mundial

O Museu da Paz tem sua história vinculada a vários governos municipais. No final da década de 1990 foi criado o Museu do Expedicionário que funcionava onde hoje é o terminal urbano da cidade. No início dos anos 2000, a temática esteve presente em uma sala do Museu Emílio da Silva.

Entre 2005 e 2008, a então presidente da Fundação Cultural, Natália Lúcia Petry, atendendo às reivindicações da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb), secção de Jaraguá do Sul, instalou o conjunto do acervo etnográfico no Centro Histórico, que passava por reformas.

Concluídas as instalações, em 10 de dezembro de 2008, ocorreu ato inaugural do Centro Histórico de Jaraguá do Sul e, desde então, o patrimônio da FEB passou a integrar o Museu da Paz.

A lei municipal 5.438, de 10 de dezembro de 2009, ratificou o nome “Museu da Paz” para o espaço público, então vinculado à Fundação Cultural. A mesma lei definiu o objetivo do equipamento: apresentar ao público a história da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), promovendo reflexão e construção de uma cultura de paz.

Atualmente está fechado para que ocorram as intervenções. Quando reaberto, retornam as visitas da ação educativa, conforme Natália.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x