Economia

Prefeito de Guaramirim fala sobre projetos, obras e parcerias em plenária da Aciag

O prefeito observou na plenária da Aciag que o município tem projeção de crescimento em 13%, se não houverem contratempos econômicos e piora do quadro da pandemia

26/05/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Prefeito de Guaramirim fala sobre projetos, obras e parcerias em plenária da Aciag

Para apresentar os projetos e ações da Administração Municipal para este ano, o prefeito Luís Antônio Chiodini participou na segunda-feira (24) da plenária da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) realizada de modo presencial e on-line, onde mostrou, por áreas, o que está planejado e em execução. Ele destacou a parceria da classe empresarial e disse que chamou para integrar a sua equipe o ex-presidente da entidade, Ângelo da Silva, para dirigir a secretaria de Desenvolvimento Econômico, de modo a estreitar o relacionamento e as parcerias público-privada.

Leia mais

Neste particular, registrou a abertura da Sala do Empreendedor, em conjunto com o Sebrae-SC, o projeto da rua das Guirlandas (rua Irineu Vilela Veiga), o projeto de revitalização da estação ferroviária que deve custar em torno de R$ 700 mil, a instalação de um memorial ferroviário com uma lembrança da lendária Maria Fumaça, a parceria para o desenvolvimento dos pontos turísticos, o projeto de decoração natalina para fortalecer a marca da Cidade das Guirlandas e levar ao Brüderthal ações multi secretarias utilizando o espaço da escola desativada.

O prefeito Chiodini observou na plenária da Aciag que o município tem projeção de crescimento em 13%, se não houverem contratempos econômicos e piora do quadro da pandemia. A arrecadação gira atualmente em torno de R$ 13 milhões ao mês. A folha de pagamento absorve 47,8%, isto porque, por determinação legal, os salários dos servidores do Hospital Santo Antônio foram incorporados na conta da Prefeitura, fato que preocupa o gestor porque sobra muito pouco para o município atender outras áreas prioritárias, como educação e saúde, sem ultrapassar o limite máximo permitido pela legislação para as despesas com pessoal.

A modernização dos setores administrativos, como recursos humanos e compras e a adesão ao consórcio CinCatarina foi destacado como passo importante dado pelo governo municipal. Ele registrou que a cobrança do IPTU no segundo semestre faz de Guaramirim um dos poucos municípios a promover o pagamento nesse período, justamente para aliviar os compromissos financeiros do contribuinte no primeiro semestre.

Chiodini anunciou, ainda, o início da revisão do Código Tributário e o acompanhamento da auditoria do valor adicionado junto ao governo do estado, para evitar a perda de receitas no retorno do ICMS nos próximos anos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x