Prefeitura de Guaramirim prepara licitação do prédio histórico da ferroviária
Novo terminal/rodoviária também em fase de licitação

Está próximo a revitalização da estação ferroviária que integra o planejamento do governo de Guaramirim, para incentivar o turismo gastronômico e contemplativo e para preservação da história do município. Para tanto, investimento de aproximadamente R$ 500 mil será feito e a ideia é restaurar o patrimônio histórico e abrir espaço para a sua exploração comercial, por meio de locação de espaços, como uma choperia, venda de lanches e, também, produtos turísticos.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
A Prefeitura está lançando edital de licitação para a revitalização, em especial na parte da cobertura, que está mais comprometida, mantendo a originalidade e o mesmo modelo de telhas de barro, tipo escama. A estação se confunde com a própria história de Guaramirim. A Prefeitura adquiriu o imóvel da União em 2001, mas apesar de estar totalmente quitado, conseguiu a legalização imobiliária somente 15 anos depois, após demandas judiciais para que a antiga Rede Ferroviária Federal outorgasse a escritura definitiva.
A estação ferroviária de Guaramirim foi construída em 1910 e se tornou um marco do desenvolvimento econômico e social do município. A estação integra o projeto de uma rede ferroviária criado pelo engenheiro Emílio Carlos Jourdan, que serviu para ligar São Francisco a Mafra. O trabalho começou em 1906 e foi concluído em 1913.
O traçado por Guaramirim foi executado entre 1905 e 1910. Na época a estrutura central da cidade era na região onde hoje fica o bairro Imigrantes. Com a construção da estação, o entorno passou a ser motivo de concentração de pessoas, até porque a economia passou a ser gerida por meio dela. Ela mudou o perfil da então Bananal. Nos anos 1940 passou para Guará-Mirim e, mais tarde, Guaramirim.
Novo terminal/rodoviária também em fase de licitação
Paralelamente à restauração e revitalização do prédio histórico da estação ferroviária, que está fechada, a Prefeitura está lançando o edital do novo terminal e rodoviária, o terreno já está pré-definido na estrada de acesso ao Guamiranga, região do Loteamento Santa Bárbara. A informação é do secretário de Administração e Finanças, Jiuvani Assis Assing.
A sua construção é parte de um amplo pacote de investimentos que a Prefeitura de Guaramirim está lançando. O local, afastado do centro urbano, justifica-se pela expansão da cidade àquela região, com novos loteamentos abertos e outros em processo de abertura.
“O que hoje pode parecer longe, em poucos anos fará parte do cenário urbano. Temos de pensar lá na frente e integrar o terminal de passageiros para onde convergirão todas as linhas municipais e também a rodoviária para receber ônibus de outras cidades”, explica o secretário.
Àquela região está projetada uma nova ponte sobre o Rio Itapocu e também a duplicação da ponte do agricultor, a chamada ponte do Guamiranga, que tem pista única.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!