Schroeder | 13/08/2025 | Atualizado em: 13/08/25 ás 21:24

Prefeitura de Schroeder destaca os cuidados com a saúde mental

Nas últimas semanas, o município registrou três casos graves com jovens

PUBLICIDADE
Prefeitura de Schroeder destaca os cuidados com a saúde mental

Adrailton Zuse. | Foto: Felipe Junior

O município de Schroeder oferece um espaço especifico para os atendimentos psicológicos e psiquiátricos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que somam 575 atendimentos até o dia 12 de agosto de 2025. Entre eles, 96 foram para pessoas de 0 a 18 anos, 450 para a faixa de 18 a 65 anos e 19 para idosos acima de 65 anos.

O secretário de saúde, Adrailton Levis Zuse, alerta para a importância de buscar ajuda e que toda a população saiba da existência deste apoio na cidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, sem necessidade de agendamento para casos de suicídio, uso de drogas e depressão.

“A população tem buscado mais interagir e se abrir sobre saúde mental, mas ainda há um preconceito grande. Quando se fala principalmente na tentativa de suicídio ou no uso indevido de álcool e drogas, por exemplo. Sendo assim, eu acredito que as pessoas ainda têm um receio sobre o assunto”, destacou Adrailton Levis Zuse.

“O CAPS de Schroeder está de portas abertas, é um lugar mais reservado e a pessoa pode procurar diretamente o local, sem ir na unidade de saúde antes. Justamente para ter essa discrição, um pouco mais de privacidade para buscar realmente o serviço e ser acolhido diretamente pela equipe do CAPS”, completou o secretário.

Nas últimas semanas, o município de Schroeder registrou três casos graves, todos envolvendo jovens com média de apenas 20 anos de idade e ocorridos no bairro Schroeder I. “A busca por ajuda especializada no CAPS é muito importante para toda a população que precisa deste serviço”, acrescentou o prefeito Jair Bridaroli.

Sinais de alerta

Não há um método infalível para identificar se uma pessoa está em crise suicida, mas indivíduos em sofrimento costumam apresentar sinais que merecem atenção, especialmente quando vários deles ocorrem simultaneamente:

  • Mudança de comportamento ou agravamento de problemas de conduta, com duração mínima de duas semanas.
  • Preocupação excessiva com a própria morte ou demonstração de falta de esperança em relação ao futuro, manifestada em conversas, textos ou até desenhos.
  • Expressão direta de ideias suicidas, como frases: “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz” e “queria dormir e nunca mais acordar”.
  • Isolamento social, recusa a atender telefonemas, diminuição de interações em redes sociais, abandono de atividades antes prazerosas.

Outros fatores agravantes: perda de emprego, crises econômicas, discriminação, violência física ou psicológica, problemas no trabalho, conflitos familiares, luto, doenças crônicas e dolorosas.

Apoio do CVV

Além do serviço prestado pelo CAPS em Schroeder, a região conta com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuito e sigiloso 24h por dia, pelo telefone 188 (gratuito), além do site www.cvv.org.br, com atendimento por chat e e-mail. Em Jaraguá do Sul, o posto do CVV funciona há 20 anos de forma ininterrupta e está localizado na Rua Antônio Cunha, nº 160, piso superior da rodoviária, no bairro Baependi. O espaço é mantido pelo Grupo de Apoio à Vida (GAVI) e conta com 20 voluntários que atendem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados.

CAPS Schroeder

Atendimento espontâneo e gratuito: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, na Rua Wendelin Reiner, nº 78, próximo ao destacamento da Polícia Militar de Schroeder.

CVV Jaraguá do Sul

Telefone: 188 (24h, ligação gratuita);

Endereço: Rua Antônio Cunha, nº 160, piso superior da rodoviária, no bairro Baependi;

Site: www.cvv.org.br (chat e e-mail disponíveis).

Saiba mais: Estudantes da Castro Alves trabalham na produção de uma horta

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Felipe Junior

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br