Prêmio Nobel de Medicina é atribuído ao cientista sueco Svante Pääbo
Ele foi reconhecido por suas descobertas sobre a evolução humana
Swedish biologist Svante Paabo celebrates on the stage after receiving the 2018 Princess of Asturias Award for Technical and Scientific Research during the Princess of Asturias Awards ceremony at the Campoamor Theatre in Oviedo, on October 19, 2018. (Photo by MIGUEL RIOPA / AFP)
O Prêmio Nobel de Medicina foi atribuído ao cientista sueco Svante Pääbo pelas suas descobertas sobre a evolução humana. O vencedor foi anunciado pelo secretário-geral do Comitê Nobel, Thomas Perlmann, em Estocolmo, na Suécia.
Svante Pääbo foi reconhecido com o Nobel de Medicina ou Fisiologia “pelas suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”, disse nesta segunda-feira (3) o Comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo. O especialista em genética, de 67 anos, centrou a sua investigação no genoma dos Neanderthal.
O biólogo sueco é especialista em genética e diretor do Departamento de Genética do Max Planck Institute, na Alemanha. Por meio de sua investigação pioneira, Svante Pääbo “realizou algo aparentemente impossível: sequenciar o genoma do Neandertal, um parente extinto dos humanos atuais”.
“Também fez a descoberta sensacional de um hominídeo anteriormente desconhecido, Denisova”, explica, em nota, o Comitê.
De acordo com o Instituto Karolinska, “Pääbo também descobriu que a transferência de genes ocorreu desses hominídeos, agora extintos, para o Homo sapiens, após a migração para fora da África há cerca de 7o mil anos”.
Começou nesta segunda-feira o período em que são atribuídos os prêmios Nobel, tendo começado, como é tradição, com a categoria de medicina. A escolha do Nobel de Medicina é proposta pelo Instituto Karolisnka, um centro de pesquisa sueco de prestígio mundial.
No ano passado, o Nobel da Medicina foi atribuído a David Julius e Ardem Patapoutian “pelas suas descobertas de receptores para a temperatura e o tato”.
Conteúdos em alta
Os prêmios Nobel foram criados pelo cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896), com o objetivo de legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem por “um mundo melhor”. O prestígio internacional dos prêmios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam a 10 milhões de coroas suecas (mais de 953 mil euros).
Via Agência Brasil
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!