Variedades

Prepare o bolso: IPVA deve ficar mais caro em 2023

Aumento no valor do IPVA é devido a escassez de peças no mercado automotivo

07/11/2022

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve ficar mais caro em 2023. Neste ano, o aumento médio foi de pouco mais de 20%, e o valor já começa a preocupar donos de carros, motos, caminhões, ônibus, entre outros.

O valor do IPVA é calculado com base no valor atual de cada veículo e desde o ano passado, os carros estão sofrendo um aumento no preço devido a escassez de peças no mercado automotivo. O valor já faz os motoristas ajustarem as contas.

O corretor de seguros Maurício Alves informou que muitos clientes estão optando por pacotes mais baratos, com menos cobertura. “Ele sai de um seguro completo, mais abrangente, com cobertura mais ampla para, às vezes, um com cobertura só de roubo e furto, aí assume o risco de em uma colisão fazer o concerto”, pontuou.

O gerente de loja Douglas Silva, assustado com o valor do IPVA e com os custos de um novo veículo, desde 2022 não tem um veículo próprio. “Aluga, faz um plano mensal e quando assina o plano mensal, mesmo abastecendo e pagando o aluguel, no final do ano ainda economiza uma boa grana”, disse ele.

O empresário Edson Almeida tinha dois carros para uma família de três pessoas, em outubro já precisou vender um dos veículos para segurar as contas de casa. “Essa época já é complicada, escola, IPVA, tudo vai se acumulando. A gente vai se equilibrando”, conta.

 

Conteúdo original publicado por Band UOL

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x