Neve à vista? Saiba o que esperar do frio intenso previsto para sábado (9) em SC
Foto: Defesa Civil de Santa Catarina
O clima de inverno intenso está de volta a Santa Catarina e, com ele, a possibilidade de um fenômeno que encanta moradores e turistas: a neve. A previsão é de que o estado vivencie mais uma vez a precipitação invernal que cobre de branco as regiões serranas, criando um cenário encantador.
O fenômeno é aguardado para a madrugada e manhã deste sábado, 9 de agosto, em várias cidades da Serra Catarinense. Então prepara o casaco, porque, além da serra, as temperaturas prometem despencar em todo o estado.
Onde e quando a neve deverá aparecer?
Segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual responsável pela previsão do tempo, as áreas mais afetadas pela neve deverão ser as cidades de Urubici, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, que já registraram temperaturas negativas em 2025.
A previsão é de que o fenômeno ocorra em pontos elevados, com altitudes acima de 700 metros, entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado. Embora a chance de neve não seja tão alta, o fenômeno é uma verdadeira expectativa para os habitantes e turistas que esperam ver a Serra coberta de branco.
O que está por trás da neve?
A neve ocorre quando a precipitação de cristais de gelo, formados dentro de uma nuvem, chega ao solo em seu estado sólido. Este fenômeno se dá em condições específicas: é necessário que a temperatura da nuvem seja inferior a 0°C, o que ocorre especialmente nas regiões mais altas da Serra Catarinense.
A última vez que o estado presenciou neve foi entre os dias 29 de junho e 1º de julho, quando algumas cidades serranas foram atingidas, e a expectativa é que o fenômeno se repita, trazendo temperaturas extremamente baixas para o fim de semana.
Conteúdos em alta

Previsão do tempo para os próximos dias
Antes da chegada da neve, o estado será impactado por uma frente fria associada a um ciclone extratropical, que deverá trazer instabilidade para a região. A sexta-feira trará a expectativa de temporais isolados, especialmente no litoral e áreas próximas. As temperaturas cairão significativamente, com mínima prevista para a noite em torno de 0°C nas áreas mais altas.
No sábado, a condição será ideal para a formação de geada e, possivelmente, neve nas regiões mais altas do Planalto Sul. Durante o dia, o sol deverá predominar em todo o estado, mas as temperaturas continuarão baixas, não ultrapassando os 15°C na maioria das regiões, exceto no litoral, onde os termômetros poderão alcançar até 18°C.
O impacto do frio não se limita apenas à neve. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco de geada nas áreas do Planalto e Meio-Oeste, além da possibilidade de mar agitado, com ondas que podem atingir até 3,5 metros. Este cenário poderá trazer risco para navegação e alagamentos em áreas costeiras, especialmente nos próximos dias, entre sexta e domingo.
Como isso impacta sua vida?
Além da beleza natural que a neve proporciona, os moradores das cidades mais altas devem se preparar para as baixas temperaturas, que podem afetar tanto o cotidiano quanto as atividades agrícolas. O frio intenso também pode causar riscos ao tráfego. Então, se você mora na região ou está planejando uma visita, esteja atento às previsões do tempo e prepare-se para um fim de semana gelado.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.