Geral

Produção de banana, hortaliças e aviários foram os mais prejudicados por ciclone em Jaraguá do Sul

As propriedades rurais cadastradas somam 3.142, compreendendo cerca de 7% da população municipal,

06/07/2020

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Abastecimento finaliza até quarta-feira (8) relatório de prejuízos provocados pelo ciclone de terça-feira passada na agricultura de Jaraguá do Sul.
 
Segundo o secretário, Daniel Pech, as estimativas ainda são prematuras, mas a bananicultura, principal cultura da cidade, teve cerca de 50% da produção afetada. “Muitos aviários também foram prejudicados e ainda há os que estão sem energia elétrica, aumentando o potencial de perdas para os agricultores”, pondera.
 
Leia mais:
 
A produção de hortaliças em estufas, que também é destaque no município, teve um prejuízo considerável. O relatório seguirá para a Defesa Civil do Estado e integrará as ações a serem tomadas, minimizando os prejuízos dos agricultores, muitos dos quais com empréstimos bancários e financiamentos junto a instituições de fortalecimento da agricultura familiar.

A bananicultura envolve cerca de 900 famílias de Corupá, São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul.

 
Em Jaraguá do Sul, dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento apontam que a banana caturra ocupa área de 1,9 mil hectares, numa produção de 47,5 mil toneladas. A banana prata ocupa 200 hectares, com produção de 3,6 mil toneladas.
 
A cidade possui uma extensão agrícola de 225 quilômetros quadrados, tendo como principais produtos, segundo o secretário Daniel Peach, banana, arroz, aipim, milho, batata doce, hortifrutigranjeiros, palmáceas, reflorestamentos e pastagens.
 
As propriedades rurais cadastradas somam 3.142, compreendendo cerca de 7% da população municipal, ou seja: 11.711 habitantes. 
 

Por

Notícias relacionadas

x