Educação

Proeva é apresentado nas escolas particulares de Jaraguá

Ao todo serão seis encontros em sala de aula abordando 12 temas

15/03/2022

Por

A aula inaugural do Proeva (Programa de Educação e Valorização da Água) nas escolas particulares de Jaraguá do Sul aconteceu ontem (14). O objetivo é proporcionar condições para produção e aquisição de conhecimentos e habilidades, assim como o desenvolvimento de atitudes e a participação do aluno na preservação do meio ambiente. Ao todo serão seis encontros em sala de aula abordando 12 temas, finalizando com uma visita dos alunos à Estação de Tratamento de Água do Samae. As aulas fazem parte da programação do Mês da Água.

Proeva

O Proeva foi desenvolvido pelo setor de Qualidade e Meio Ambiente do Samae. No primeiro encontro, o programa é apresentado aos alunos e são abordados os temas “A água e sua importância” e o “Ciclo da água”, com o objetivo de desenvolver nas crianças habilidades como: percepção da importância da água no dia a dia – para as pessoas e para a natureza; aplicação dos conhecimentos sobre as mudanças dos estados físicos da água para entender o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica e no provimento de água potável; e identificação dos principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Desde o início da pandemia, em 2020, o programa passou a ser desenvolvido apenas pela internet, sem a visitação ao Samae. Agora o Proeva começa a ser retomado de forma presencial. No fim do ano, os alunos que participaram do programa receberão o certificado de “Amigo da Água”, em cerimonial a ser realizado no dia 29 de novembro na Arena Jaraguá.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x