Jaraguá do Sul

Professor Balduino deixa um grande legado na educação e na cultura

Ele foi um dos criadores da Fameg, hoje Uniasselvi, em Guaramirim.

11/04/2023

Jaraguá do Sul e região se despediram do professor Balduino Raulino. Ele faleceu às 9h20min de quinta-feira (6), aos 78 anos, depois de dois meses de internação. Seu velório aconteceu na Capela Maria Leier e o seu corpo foi levado à cremação no final da manhã da sexta-feira santa. Centenas de pessoas foram se despedir de Balduino, muitos deles ex-alunos e ex-colegas de trabalho, além de admiradores, amigos e familiares.

Ele deixou um grande legado, em especial na educação e cultura, tanto na atividade privada quanto na atividade pública. Ele foi secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, tendo exercido com rara eficiência o trabalho em Jaraguá do Sul. Criou diversos projetos que se perpetuaram, com atualizações no decorrer do tempo, mas sem perder a essência. 

Não se pode deixar de registrar a valorização das etnias, em especial à húngara, como também a Schützenfest, da qual foi um dos idealizadores. Como professor, ensinou gerações em colégios particulares e também em faculdades, além de cursos, repassando aos alunos os conhecimentos adquiridos em décadas de estudos, desde o tempo em que era seminarista.

Ele foi um dos criadores da Fameg, hoje Uniasselvi, em Guaramirim. Exerceu dois mandatos de vereador e foi presidente da Câmara Municipal, no ano de 1990. Citar qualidades do professor Balduino como educador e gestor é chover no molhado. As manifestações no velório e nas redes sociais sintetizam o quanto era querido e admirado.

Mas, também foi injustiçado em um período da vida pública. No entanto, de todo o legado que deixou, o principal é o familiar. Ao lado da inseparável mulher Maristér, também professora, criou três filhas e a geração cresceu com as netas, que eram a sua paixão. 

Nada é eterno nessa vida. Mas, há pessoas que passam e outras que se sobressaem pelo trabalho, dedicação, sabedoria, protagonismo e exemplos, deixando um legado eterno. Balduino era uma delas.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x