Educação

Profissionais de apoio escolar passam por formação em Jaraguá do Sul

O objetivo do evento foi proporcionar conhecimento sobre as deficiências, contextualizando com as práticas no espaço escolar

03/08/2022

Por

Profissionais de apoio escolar passam por formação em Jaraguá do Sul

Divulgação/PMJS

A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul realizou de 27 a 29 de julho uma formação para os profissionais de apoio escolar, que acompanham alunos com deficiência na rede regular de ensino. A formação aconteceu no Centro de Inovação – Novale Hub e Centro Universitário Católica SC e totalizou 24 horas de curso. A capacitação contou com a presença dos 240 profissionais que atendem os alunos nas unidades escolares, sendo ministrada pela equipe da educação especial da Secretaria.

Fizeram parte da equipe ministrante pedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos, da equipe multidisciplinar da Semed. O objetivo do evento foi proporcionar conhecimento sobre as deficiências, contextualizando com as práticas no espaço escolar, lembrando que os profissionais de apoio não exercem função pedagógica, pois esse papel é apenas do professor.

Os temas abordados foram Conceito de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro e Atribuições dos Profissionais de Apoio Escolar (PAEs), Leis, Comissão; Adaptações na escola; Aspectos do desenvolvimento infantil; Seletividade alimentar nas deficiências; Reflexões sobre o Ser e o Fazer do Profissional de Apoio Escolar; e Manejo Comportamental.

A secretária de Educação, Ivana Dias, reforça que formações como a que ocorreu no fim do mês passado acontecem continuamente e são fundamentais para o excelente serviço prestado pela rede municipal de ensino, porque, assegura a secretária “estudar é ato contínuo e imprescindível”.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x