Guaramirim

Programa estimula a devolução de medicamentos não utilizados

O descarte incorreto é considerado um grave problema de saúde pública, pois eles liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, e até mesmo a água que bebemos

22/09/2022

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu o programa “Sobrou? Traga de volta!”, que consiste na devolução de medicamentos que sobraram do tratamento, ou que tenha vencido o prazo de validade, mas continua ocupando espaço no armário.

“Tem um ponto de coleta em todas as Unidades de Saúde de Guaramirim. Esses medicamentos passam por uma avaliação dos nossos farmacêuticos, e aqueles medicamentos que estão bem conservados e dentro da data de validade, voltam para o estoque da Secretaria e podem ser redistribuídos para a população”, informa o secretário Marcelo Deretti.

O objetivo é estimular a população a devolver estes medicamentos, que muitas vezes podem estar em falta no mercado, para que outras pessoas possam ter acesso. No caso dos remédios vencidos, a Secretaria providenciará o descarte correto, já que eles não podem ser descartados em lixo comum, na pia ou no vaso sanitário.

O descarte incorreto de medicamentos é considerado um grave problema de saúde pública. Isso porque, mesmo depois de vencidos, eles liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, e até mesmo a água que bebemos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x