Cotidiano | 05/08/2025 | Atualizado em: 05/08/25 ás 09:09

Programa Germinar já distribuiu mais de 1,3 mi de mudas e envolve 633 famílias em Jaraguá do Sul

PUBLICIDADE
Programa Germinar já distribuiu mais de 1,3 mi de mudas e envolve 633 famílias em Jaraguá do Sul

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

O Programa Germinar, criado em 2017, já distribuiu mais de 1,3 milhão de mudas de hortaliças (verduras e legumes), temperos e ervas medicinais para famílias de diferentes bairros de Jaraguá do Sul. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semdra), o projeto conta com 53 hortas ativas e outras duas em análise.

Produção e mão de obra

As mudas são produzidas no galpão da Habitação, em frente ao Presídio Regional, com mão de obra dos apenados, contribuindo para a ressocialização. Atualmente, 633 famílias participam diretamente das hortas, envolvendo mais de 2,6 mil pessoas indiretamente.

Participação da Comunidade

A Prefeitura oferece o espaço, a hora/máquina para preparo do solo, insumos, mudas e suporte técnico. A comunidade assume o plantio, manutenção e colheita. Para participar, é necessário atender à Lei 7.543/2017 e encaminhar um ofício à Diretoria de Agricultura.

No bairro Jaraguá Esquerdo, o representante comercial Alfredo da Silva Pinter cultiva, com mais sete famílias, 18 canteiros. Ele relata que o programa vai além da alimentação, sendo uma terapia e promovendo convivência. O secretário Moretti ressalta que a distribuição ocorre todas as sextas-feiras, destacando o projeto como modelo para outros municípios.

Compromisso do município

O prefeito Jair Franzner reforça o compromisso do município com a qualidade de vida da população, promovendo alimentação saudável e convívio social. Interessados devem procurar a Secretaria da Agricultura pelo telefone (47) 2106-8118 ou WhatsApp (47) 98422-2029.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br