Projeto Fábrica de Gaiteiros poderá ter polo em Jaraguá do Sul
O projeto atualmente acontece em alguns municípios do Rio Grande do Sul e, em Santa Catarina, em Lages e Blumenau
13/04/2022
O prefeito Jair Franzner recebeu na sexta-feira, em seu gabinete, uma delegação de Blumenau, liderada pelo Intendente Distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, para apresentar o projeto Fábrica de Gaiteiros, que é voltado à formação de alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos. O projeto atualmente acontece em alguns municípios do Rio Grande do Sul e, em Santa Catarina, em Lages e Blumenau.
Jaraguá do Sul também poderá receber o projeto. O contato inicial foi com o ex-prefeito Antídio Lunelli, no final de março, quando da formação da segunda turma em cerimônia no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, onde funciona a Fábrica de Gaiteiros. A iniciativa envolve adolescentes de 6 a 16 anos.
O prefeito Jair Franzner gostou da proposta e disse que iria levá-la a estudos, havendo grande possibilidade de acontecer a parceria com o Instituto Renato Borghetti e implantá-la em Jaraguá do Sul. O instrutor da Fábrica de Gaiteiros de Blumenau tocou a canção “Milonga para as Missões”, tirando o fino som do instrumento também conhecido como gaita-ponto.
O objetivo é o resgate do uso do instrumento no meio sociocultural. Em Blumenau, o projeto conta com aulas semanais, atividades extraclasses, festivais e diversos eventos que levam a cultura musical a diversas crianças e adolescentes, desenvolvendo sua expressão individual, sentimentos e valores culturais por meio da música.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!