Geral

Projeto Hortas Pedagógicas finaliza com bons resultados em Massaranduba

Um ato realizado na sexta-feira (3), no auditório Irineu Manke

08/12/2021

Por

Projeto Hortas Pedagógicas finaliza com bons resultados em Massaranduba

F.J.Brugnago

Um ato realizado na sexta-feira (3), no auditório Irineu Manke, da Cooperativa Juriti, em Massaranduba, encerrou o Projeto Hortas Pedagógicas 2021, iniciativa que conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Educação, por meio do Programa de Educação Ambiental. O vice-prefeito Odenir Deretti, o presidente da Cooperativa Juriti, Orlando Giovanella, e integrantes da diretoria, junto com os gestores das Escolas e CEIs participantes, participaram da cerimônia.

O Projeto Hortas Pedagógicas é o Projeto Hortas Escolares que já havia, mas agora ampliado, onde não apenas alimentos são produzidos, mas também o conhecimento multidisciplinar. A Cooperativa repassou às escolas e centros infantis, na primeira fase do projeto, ferramentas utilizadas pelas crianças para o preparo dos canteiros.

Posteriormente foi entregue o substrato e mudas. O resultado foi mostrado em imagens exibidas durante a solenidade de encerramento do Hortas Pedagógicas 2021, que terá continuidade no próximo ano, agora parte integrante do Programa de Educação Ambiental.

O presidente da Cooperativa, Orlando Giovanella, disse que os objetivos foram cumpridos. “As hortaliças não serviram apenas para enriquecer a merenda escolar, elas serviram também para o aprendizado das crianças e para a valorização do trabalho do produtor rural e do agronegócio como um todo”.

Ele acrescentou que o envolvimento com a comunidade é um dos princípios do cooperativismo. O vice-prefeito Odenir Deretti elogiou a iniciativa, a parceria e os resultados de uma ação aparentemente simples, mas de caráter didático, ambiental e de consciência do valor do agricultor na produção de alimentos e a necessidade de o jovem permanecer no campo.

Para a secretária de Educação, Diva Spézia Ranghetti, o Projeto Horta Pedagógica é importante para o desenvolvimento da criança na sua integralidade. “É ciência com a formação humana. É o trabalho da escola envolvendo os alunos e atuando no meio em que está inserida. O envolvimento da Cooperativa foi fundamental”, completou.

A iniciativa teve a participação das escolas municipais e estaduais de Massaranduba. A agrônoma Lilian Sfendrych, que responde pela Educação Ambiente, registrou o envolvimento das crianças e dos professores e gestores em todas as etapas do projeto, que trabalha a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, que fazem parte do currículo escolar.

No encerramento, cada Escola e CEI recebeu da Cooperativa uma muda de tangerina e a placa de identificação do projeto.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x