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Projeto “MPB: Música e História” é uma série de 6 concertos didáticos que foram apresentados para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de três escolas da rede Estadual de Ensino de Jaraguá do Sul
O repertório foi composto por 10 músicas relevantes da história da música brasileira, sendo que antes da execução de cada peça foi realizada uma interação com o público explicando sobre a composição, período e demais curiosidades da época.
A intenção é que este repertório fosse executado de maneira cronológica, de acordo com os lançamentos de cada composição, buscando mostrar aos alunos também, a evolução da música brasileira e construir uma linha ensino nos Concertos Didáticos, mostrando também as interferências que a MPB recebeu de outros países, mostrar que as músicas não surgiram do nada, mas sim tiveram influências e foram se desenvolvendo ao longo dos anos até chegar na música que é hoje.
Durante a aula-concerto, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais dos instrumentos que estavam apresentando o concerto didático e tiveram momentos únicos de interação com a música que estava sendo apresentada. Os concertos também contaram com a atuação da profissional Valéria Carmerlengo que é intérprete de libras; e assim aproximar e motivar a inclusão social.
O repertório do concerto didático conta com músicas como: Aquarela do Brasil, O Trenzinho Caipira, Garota de Ipanema, Como Nossos Pais, O Sol, entre outras. Este repertório é escolhido de acordo com a faixa etária atingida, que foram adolescentes de 11 a 15 anos de idade.
Ao todo, mais de 1000 alunos das três escolas apresentadas tiveram a oportunidade de conhecer o projeto. A Diretora Artística do Projeto Mercedes Doege Korte destaca: “Através do ”MPB: Música e História”, queremos ressignificar o sentido da música para esses adolescentes, aproximando a escola e comunidade da Música Popular Brasileira e mostrando que a música de qualidade também pode ser prazerosa.”
Andrea Iargas Malicheski, responsável pela produção e administração do projeto diz: “Acreditamos que a vivência musical deve ser acessível para todas as pessoas, por isso levar esse projeto a um público de maior abrangência. Ademais, pretendemos que esses adolescentes possam aprender mais sobre música, aumentando assim seu repertório cultural e artístico e também instigando a um pensamento mais crítico a respeito do fazer artístico, principalmente a respeito de música.” Um pouco sobre a Casa da Música A Casa da Música foi fundada em 22 de Junho de 1987, como uma extensão do ensino de música de uma grande escola da cidade, mas logo tornou-se independente para que o ensino pudesse ser estendido à comunidade em geral.
Atualmente a escola conta com 17 profissionais que, com muito amor e paixão pela educação musical, observam dia a dia o quanto a música muda a vida das pessoas de uma forma única, agregando valores, contribuindo para seres humanos melhores, além de atestar para a beleza do caráter dos alunos.
Um amor especial em lecionar, que respeita o ritmo de aprendizagem de cada um e, ao mesmo tempo, desenvolve relações humanas saudáveis e duradouras.
“Para nossa escola foi uma honra receber MPB ( Musica e história).Como a comunidade fica distante da cidade, muitos alunos não tem a oportunidade e também não querem prestigiar um grande espetáculo, que transmite alegria, cultura e conhecimento ao mesmo tempo; mas quando proporcionamos para eles, conseguem perceber o quanto é importante. Conseguimos ver o quanto os alunos gostaram, prestando atenção em todos os momentos e após o espetáculo vieram conversar com os artistas e tirar fotos. Eu como gestora a anos em escolas públicas, sempre incentivo e busco apoio para mostrar e valorizar a cultura da música, teatros e diversas outras. Muitas pessoas buscam e pagam para prestigiar esses espetáculos que nos foram proporcionados gratuitamente”, frisou Márcia Kohts Hillebrandt – Diretora da Escola Elza Granzotto Ferraz.
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