Cultura

Projeto “MPB: Música e História”

Projeto “MPB: Música e História” é uma série de 6 concertos didáticos que foram apresentados para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de três escolas da rede Estadual de Ensino de Jaraguá do Sul

17/05/2024

O Projeto “MPB: Música e História” é uma série de 6 concertos didáticos que foram apresentados para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de três escolas da rede Estadual de Ensino de Jaraguá do Sul. As escolas que receberam o projeto foram a EEB Alvino Tribess (Vieiras), EEB Lilia Ayroso Oechsler (Figueira) e EEB Elza Granzotto Ferraz (Santa Luzia).

 

 

O repertório foi composto por 10 músicas relevantes da história da música brasileira, sendo que antes da execução de cada peça foi realizada uma interação com o público explicando sobre a composição, período e demais curiosidades da época.

 

 

projeto

Ao todo, mais de 1000 alunos das três escolas apresentadas tiveram a oportunidade de conhecer o projeto – Foto: Tati Cavalheiro

 

 

A intenção é que este repertório fosse executado de maneira cronológica, de acordo com os lançamentos de cada composição, buscando mostrar aos alunos também, a evolução da música brasileira e construir uma linha ensino nos Concertos Didáticos, mostrando também as interferências que a MPB recebeu de outros países, mostrar que as músicas não surgiram do nada, mas sim tiveram influências e foram se desenvolvendo ao longo dos anos até chegar na música que é hoje.

 

 

Durante a aula-concerto, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais dos instrumentos que estavam apresentando o concerto didático e tiveram momentos únicos de interação com a música que estava sendo apresentada. Os concertos também contaram com a atuação da profissional Valéria Carmerlengo que é intérprete de libras; e assim aproximar e motivar a inclusão social.

 

 

Foto: Tati Cavalheiro

 

 

O repertório do concerto didático conta com músicas como: Aquarela do Brasil, O Trenzinho Caipira, Garota de Ipanema, Como Nossos Pais, O Sol, entre outras. Este repertório é escolhido de acordo com a faixa etária atingida, que foram adolescentes de 11 a 15 anos de idade.

 

Foto: Tati Cavalheiro

 

 

Ao todo, mais de 1000 alunos das três escolas apresentadas tiveram a oportunidade de conhecer o projeto. A Diretora Artística do Projeto Mercedes Doege Korte destaca: “Através do ”MPB: Música e História”, queremos ressignificar o sentido da música para esses adolescentes, aproximando a escola e comunidade da Música Popular Brasileira e mostrando que a música de qualidade também pode ser prazerosa.”

 

Andrea Iargas Malicheski, responsável pela produção e administração do projeto diz: “Acreditamos que a vivência musical deve ser acessível para todas as pessoas, por isso levar esse projeto a um público de maior abrangência. Ademais, pretendemos que esses adolescentes possam aprender mais sobre música, aumentando assim seu repertório cultural e artístico e também instigando a um pensamento mais crítico a respeito do fazer artístico, principalmente a respeito de música.” Um pouco sobre a Casa da Música A Casa da Música foi fundada em 22 de Junho de 1987, como uma extensão do ensino de música de uma grande escola da cidade, mas logo tornou-se independente para que o ensino pudesse ser estendido à comunidade em geral.

 

Projeto “MPB: Música e História” é uma série de 6 concertos didáticos que foram apresentados para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de três escolas da rede Estadual de Ensino de Jaraguá do Sul – Foto: Tati Cavalheiro

 

 

Atualmente a escola conta com 17 profissionais que, com muito amor e paixão pela educação musical, observam dia a dia o quanto a música muda a vida das pessoas de uma forma única, agregando valores, contribuindo para seres humanos melhores, além de atestar para a beleza do caráter dos alunos.

 

 

Um amor especial em lecionar, que respeita o ritmo de aprendizagem de cada um e, ao mesmo tempo, desenvolve relações humanas saudáveis e duradouras.

 

 

“Para nossa escola foi uma honra receber MPB ( Musica e história).Como a comunidade fica distante da cidade, muitos alunos não tem a oportunidade e também não querem prestigiar um grande espetáculo, que transmite alegria, cultura e conhecimento ao mesmo tempo; mas quando proporcionamos para eles, conseguem perceber o quanto é importante. Conseguimos ver o quanto os alunos gostaram, prestando atenção em todos os momentos e após o espetáculo vieram conversar com os artistas e tirar fotos. Eu como gestora a anos em escolas públicas, sempre incentivo e busco apoio para mostrar e valorizar a cultura da música, teatros e diversas outras. Muitas pessoas buscam e pagam para prestigiar esses espetáculos que nos foram proporcionados gratuitamente”, frisou Márcia Kohts Hillebrandt –  Diretora da Escola Elza Granzotto Ferraz.

 

 

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Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

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