Região

Proliferação do maruim e demora na aduana é levantado por Eliane Müller

Proliferação do maruim e demora na aduana é levantado. A diretora executiva da Asbanco – Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane Müller, falou sobre a atuação da Febanana

06/06/2024

Proliferação do maruim e demora na aduana é levantado. A diretora executiva da Asbanco – Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane Müller, falou sobre a atuação da Federação das Associações e de Cooperativas dos Produtores de Bananas de Santa Catarina (Febanana), que congrega 2.158 famílias organizadas em 9 cooperativas nas cidades de Luiz Alves, Jaraguá do Sul, Schroeder, São João do Itaperiú, Massaranduba, Corupá, Guaramirim, Joinville e Garuva.

 

“Sobre a bananicultura catarinense, somos o quarto maior produtor no país. 48,5% da produção de fruticultura do estado é de banana. Cerca de 16 mil pessoas estão ligadas ao desenvolvimento desta cultura em SC”, destacou.

 

prolif

Proliferação do maruim e demora na aduana é levantado. A diretora executiva da Asbanco – Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane Müller, falou sobre a atuação da Febanana | Foto: Solon Soares – Agência Alesc

 

Eliane também alertou para demandas consideradas de extrema urgência, entre elas, a proliferação de maruim, que levou o município de Luiz Alves a decretar situação de emergência. “Este é um problema de saúde pública. Já temos casos de febre de Oropouche. Precisamos do fortalecimento da Epagri para engajá-la dentro dessa questão. Também proponho a formação de uma comissão entre poder público e municípios para que possamos discutir este assunto em conjunto”.

 

Outra problema apresentado pela representante está relacionado à entrada de banana pela aduana de Dionísio Cerqueira. “O tempo médio de espera para a liberação de uma carga é de 48 horas. Isto é inviável para um produto perecível, que deveria ter prioridade na passagem”, ressalta.

 

O presidente da comissão propôs a apresentação de uma moção de apelo ao governo, pedindo agilidade e prioridade na liberação de cargas perecíveis pela aduana. Também sugeriu a realização de audiência pública em conjunto com a Comissão de Saúde, para tratar da proliferação do maruim, e da criação de uma política de Estado de combate ao inseto.

 

https://www.jdv.com.br/?p=182019&preview_id=182019&preview_nonce=4739a6e08d&_thumbnail_id=182020&preview=true

https://www.jdv.com.br/?p=182019&preview_id=182019&preview_nonce=4739a6e08d&_thumbnail_id=182020&preview=true

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x