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Propostas à construção da Ponte Trindade serão abertas em junho

A Ponte Trindade foi seriamente comprometida pelas fortes chuvas e elevação do Rio Itapocuzinho no dia 29 de novembro

09/05/2023

Está correndo o prazo para apresentação de propostas para a contratação de empresa especializada para execução (com fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos necessários) de uma ponte de concreto armado, contemplando demolição da ponte colapsada, fundação profunda em estacas raízes, blocos de coroamento, vigas baldrames, pilares circulares, vigas travessas, vigas longarinas protendidas, vigas transversinas protendidas, pré-laje, laje, guarda-corpo e guarda-roda maciços, lajes de aproximação, recomposição do pavimento e acabamentos diversos (pintura e sinalização), tendo a dimensão de 10m de largura por 50m de comprimento.

A área total de tabuleiro com 500m2, vai ser executada na divisa entre os municípios de Schroeder e Jaraguá do Sul, Rua Sem Nome, bairro Bracinho no município de Schroeder, e Rua Arthur Ropelato, bairro Santa Luzia, no município de Jaraguá do Sul, na transposição do Rio Itapocuzinho.

Conhecida também como Ponte Trindade, a estrutura tem estimativa de custo de R$ 3 milhões e 780 mil. Os envelopes com as documentações e propostas serão abertos no dia 6 de junho, às 9h. Os recursos para construção foram garantidos em meados de fevereiro, quando uma comitiva do Executivo Municipal de Schroeder assegurou o valor de R$ 3.831.980,89, junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil e Proteção Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal, para a construção da nova Ponte Trindade.

 

Estrutura colapsou em novembro pela elevação do Rio Itapocuzinho

 

A Ponte Trindade foi seriamente comprometida pelas fortes chuvas e elevação do Rio Itapocuzinho no dia 29 de novembro, colapsando-se. A estrutura da ponte está totalmente comprometida, sem chance de recuperação. Em duas juntas de dilatação elas se abriram. A solução é a retirada dos destroços e um reforço nas cabeceiras com o enrocamento. 

A força das águas tirou material da margem no lado de Jaraguá (Santa Luzia), duplicando a largura do rio até então existente, o que provocou o afundamento da cabeceira. Passados seis meses da ocorrência, a construção de uma nova ponte está acertada, depois da viabilização financeira e projeto, com o comprimento mais extenso que a anterior.

As prefeituras dos dois municípios fizeram uma passagem provisória liberada no dia 31 de março para o tráfego de veículos leves, incluindo motos e automóveis. Ela tem 40 metros de extensão, tendo como base vigas de eucalipto.

O peso máximo permitido é de 4 toneladas e a altura de 2,20 metros.

 

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Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

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