Município adota teleconsulta psiquiátrica com apenados em Jaraguá
Psiquiatra online, por se tratar de um suporte e acompanhamento dos estágios emocionais e comportamentais do paciente, se encaixa melhor dentro da esfera da teleconsulta
13/08/2024
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul iniciou um projeto piloto de teleconsulta de psiquiatria, com apenados do Presídio Regional. Na última semana, o médico Daniel Medeiros atendeu três pacientes que não precisaram se deslocar ao Centro Vida, com grande aparato de segurança e deslocamento de pessoal devido a situação de privação de liberdade.
De acordo com a diretora de Assistência Primária à Saúde, Milena Machado, essa ferramenta conecta o psiquiatra a pacientes eliminando a barreira geográfica. O atendimento é realizado em uma sala virtual reservada para a consulta, a fim de garantir o sigilo médico-paciente.
A teleconsulta é a interação entre um médico e seu paciente mediada por um equipamento que conecta as duas partes, com um computador, tablet ou celular, por exemplo. Esta consulta à distância, tem como principal característica o diálogo e pode ser vista como uma primeira etapa do tratamento médico.
Por isso mesmo, no caso do psiquiatra online, por se tratar de um suporte e acompanhamento dos estágios emocionais e comportamentais do paciente, se encaixa melhor dentro da esfera da teleconsulta.
O mesmo procedimento pode ser levado a outras especialidades que não necessitam de avaliação física. A diretora Milena Machado explica que é um avanço importante, no caso evitando o deslocamento do presídio com escolta, economizando tempo e com mais segurança para todos. O modelo de teleconsulta adotado durante a pandemia da Covid-19 deu certo devido a recomendação de isolamento social e foi uma das estratégias para o enfrentamento da doença.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline