Colunas

Quais são suas habilidades socioemocionais?

O homem, por se tratar de um ser social por essência, precisa desenvolver as habilidades socioemocionais para viver em sociedade, construindo relações mais saudáveis.

25/08/2020

Por

As habilidades socioemocionais são um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da Inteligência Emocional de cada uma das pessoas. Em resumo, elas apontam para dois tipos de comportamento: a sua relação consigo mesmo (intrapessoal) e também a sua relação com outras pessoas (interpessoal).

Desde que a inteligência emocional passou a ser compreendida como parte fundamental do desenvolvimento humano, sentimentos e emoções têm recebido a atenção de educadores, psicólogos e demais profissionais envolvidos nestas áreas. É consenso que as habilidades socioemocionais são cruciais em todas as atividades humanas, impactando, inclusive, diretamente no futuro profissional da criança em formação.

As habilidades socioemocionais compreendem uma série de competências que os seres humanos possuem e precisam aprender para lidar com suas emoções, gerenciar metas de vida e se relacionar com as pessoas. Essas habilidades abrangem o autoconhecimento, a empatia (capacidade para se colocar no lugar do outro), o espírito colaborativo, a resiliência (capacidade de superar obstáculos bem como adaptar-se a mudanças e situações adversas), solidariedade, amizade, responsabilidade, colaboração, organização, ética, cidadania e honestidade. São exigidas cotidianamente nas mais diversas circunstâncias, integrando os processos relacionados a aprender, a conhecer, a ser, a conviver e a trabalhar. No entanto, embora essas sejam habilidades típicas do ser humano, é essencial que elas sejam estimuladas e trabalhadas ao longo de toda a vida.

Nesta caminhada das habilidades socioemocionais, é importante desenvolver aptidão para lidar com desafios, ter habilidade para dialogar com os outros e saber entender e administrar os próprios sentimentos.

Educação socioemocional hoje em dia está tão necessário, que somente aprender que os nossos sentimentos, pensamentos e ações estão interligados consciente e inconscientemente já é uma grande aventura para a maioria.

Não deixe de conhecer a si mesmo! Afinal, esse processo de autoconhecimento depende somente de você.

Até mais. Se cuidem!

 

Notícias relacionadas

x