Estadual

Qualidade da água de rios litorâneos catarinenses têm melhora nos últimos meses

Os dados indicam que 27,5% dos pontos monitorados tiveram a qualidade global das águas classificada como boa

12/01/2022

Por

Qualidade da água de rios litorâneos catarinenses têm melhora nos últimos meses

Sema/SDE

A qualidade da água de rios da faixa litorânea de Santa Catarina teve uma melhora nos últimos meses. Os dados indicam que 27,5% dos pontos monitorados tiveram a qualidade global das águas classificada como boa. Segundo o Boletim Qualiágua de SC baseada na campanha de monitoramento da qualidade das águas do quarto trimestre de 2021, 72,5% dos pontos foram classificados como regular e nenhuma das amostras apresentou índices de Qualidade da Água (IQA) considerado como ruim ou péssimo.

No boletim anterior, referente a setembro de 2021, eram 10% das amostras com qualidade global da água classificada como boa, 80% como razoável e 10% como ruim. Atualmente, a secretaria Executiva do Meio Ambiente, integra à secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, monitora 40 pontos de rios localizados na vertente hidrológica litorânea e a previsão é de contratação do monitoramento de mais 65, ao longo dos rios da vertente hidrológica do interior, durante 2022.

O cálculo do IQA considera oito parâmetros tidos como representativos para a caracterização da qualidade das águas superficiais do Estado: coliformes termotolerantes, PH, cloreto, nitrogênio total, fosfato total, temperatura da água, sólidos totais e oxigênio dissolvido. As coletas da quarta campanha de 2021 do Qualiágua foram realizadas entre os dias primeiro e 15 de dezembro.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x