Estação ferroviária centenária de Joinville será reaberta ao público; veja fotos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville
A estação ferroviária de Joinville, conhecida como Estação da Memória, será reaberta ao público no início de 2026. A data não é por acaso: nesse ano, a construção completa 120 anos desde sua inauguração, marcada pela presença do então presidente Afonso Pena.
Atualmente em reforma pela concessionária da Malha Sul, o espaço voltará a funcionar como museu, mantendo o formato adotado desde 2008.
Na última semana, a Prefeitura de Joinville lançou o edital para contratação dos sistemas e equipamentos que integram o projeto preventivo contra incêndios. A instalação acontecerá em todo o complexo, que também abriga o Memorial da Bicicleta, localizado no antigo terminal de cargas.

A estação passou por ampliações ao longo de sua história, acompanhando a expansão da ferrovia entre Joinville, São Francisco do Sul, Vale do Itapocu e Planalto Norte. O ramal ainda está em operação, mas exclusivamente para o transporte de cargas com destino ao Porto de São Francisco.
A movimentação regular de passageiros foi encerrada em 1991, com a retirada das litorinas. Nos anos 2000, a estação foi restaurada e reinaugurada como museu em 2008, sob a nova denominação de Estação da Memória. Durante a pandemia, em 2020, o espaço precisou ser fechado, passando por uma breve reabertura antes do início da atual reforma, em 2022.
Desde 2008, o Ministério Público Federal e o MP de Santa Catarina movem ações cobrando da União, ANTT, DNIT e da concessionária responsável a conservação da estação. O prédio é tombado pelos patrimônios históricos municipal, estadual e federal. Apesar da restauração, não há previsão para a retomada do transporte de passageiros.
Conteúdos em alta

Como isso impacta sua vida?
A reabertura da Estação da Memória é mais do que um resgate histórico. É a oportunidade de valorizar a cultura ferroviária de Santa Catarina e manter viva a memória da conexão entre cidades da região. O novo museu vai oferecer um ponto de visitação e educação histórica para moradores, estudantes e turistas.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.