Economia

Receita recebe mais de 36 milhões de declarações de IR

Segundo a Receita, quem não entregou dentro do prazo pode enviar a declaração retificadora a partir desta quarta-feira

01/06/2022

A Receita Federal informou nesta quarta-feira (1) que foram recebidas 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário de 2021, superando a expectativa inicial que era de 34,1 milhões de declarações. 

De acordo com a Receita, o número de declarações recebidas neste ano representa um novo recorde histórico, superando o ano passado em 2,154 milhões, um aumento anual de 6,3%.

O prazo para o envio da declaração termina às 23h59 desta terça-feira (31). E, de acordo com a nota da Receita Federal, “a partir de agora quem estava obrigado a entregar a declaração e não o fez até o fim do prazo estará sujeito a multa.”

A multa mínima por atraso para envio da declaração é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido. A recomendação é para que o contribuinte regularize a situação o quanto antes.

Segundo a Receita, quem não entregou dentro do prazo pode enviar a declaração retificadora a partir desta quarta-feira (1). A regularização da situação, no entanto, está condicionada ao pagamento de multa. 

Como regularizar 

Quem perdeu o prazo para envio da declaração terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração do Imposto de Renda da mesma forma como deveria ter sido feita dentro do prazo.

Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a “notificação de lançamento de multa” e a Darf da mesma. O contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação.

Malha fina

Das declarações entregues, a Receita Federal informou que pouco mais de 2 milhões já foram retidas para análise, a chamada malha fina, por algum tipo de divergência encontrada.

A partir desta quarta-feira, após o fim do prazo para entrega, os contribuintes já podem consultar o andamento da declaração para ver se alguma pendência foi encontrada.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x