Brasil

Reclamações sobre cobranças indevidas de crédito consignado crescem 91% em 2021

Segundo dados do portal consumidor.gov, entre janeiro e setembro de 2020, foram registradas 42.508

18/10/2021

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Segundo dados do portal consumidor.gov, entre janeiro e setembro de 2020, foram registradas 42.508 queixas de problemas com crédito consignado e de cartão de crédito consignado para beneficiários e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (IINSS). No mesmo período deste ano as reclamações passaram para 81.356, um aumento de 91%.

Em relação aos registros, a secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, possui duas bases de dados de reclamações dos consumidores brasileiros. Uma delas é a plataforma consumidor.gov.br. O serviço é público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet e permite a interlocução direta entre consumidores e empresas. A outra base de dados é o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Esse sistema integra hoje 26 Procons estaduais, o do Distrito Federal, além de 604 Procons municipais.

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