Geral

Rede Nacional Saúde do Homem, criada em Jaraguá, chega aos 9 anos

São 9 anos de atividades promovendo, no âmbito nacional, o acesso a informações, com foco nos cuidados e na prevenção em saúde para a população masculina

04/08/2022

Por

Rede Nacional Saúde do Homem, criada em Jaraguá, chega aos 9 anos

Divulgação

A Rede Nacional Saúde do Homem, constituída pela assembleia geral em 3 de agosto de 2013, no auditório do Sindicato do Vestuário, foi idealizada em abril do ano anterior por Antônio Marcos de Souza, que foi o primeiro presidente e atualmente é presidente emérito da instituição.

São 9 anos de atividades promovendo, no âmbito nacional, o acesso a informações, com foco nos cuidados e na prevenção em saúde para a população masculina, segundo explica Dúlcio Teodonir Lenzi Filho, atual presidente.

“O nosso presidente emérito lançou em 2013, em Jaraguá do Sul, a semente de uma mudança cultural e de educação sob os cuidados que a população masculina deve ter e valorizar a sua saúde. No período de 2013 a 2018, Jaraguá foi o nosso laboratório, uma espécie de projeto piloto, para podermos avaliar se o resultado correspondia com o objetivo da instituição”, enfatiza Dúlcio Lenzi.

Ele conta que se concluiu que a atuação deveria ser a informação e a orientação, que de acordo com a pesquisa do idealizador, Antônio Marcos de Souza, a informação é a principal causa de os homens não terem a cultura da prevenção e que o preconceito é o resultado da desinformação.

A partir de 2019, lançou-se sementes em São João Batista, resultando na primeira Rede Municipal Masculina de Combate ao Câncer e, no Paraná, a primeira Rede Estadual, com sede em Maringá. Neste ano foi criada a Rede Estadual de SC, com sede em Pomerode, por iniciativa de um grupo de empresários e profissionais liberais. E recentemente no município de Orleans, a segunda representação municipal.

“O resultado da atuação da Rede Masculina Nacional de Combate ao Câncer, que tem o apoio irrestrito da Rede Feminina de Combate ao Câncer de SC, é tão expressivo e animador que outras unidades da federação querem implantar a instituição, sendo que os estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, estão na fase inicial para viabilizar a instalação”, afirma o presidente Dúlcio Lenzi Filho.

Rede quer expandir para todo o Brasil

Dúlcio Lenzi, que é um dos fundadores, a propósito dos nove anos da Rede, conclama empresários e cidadãos que queiram abraçar a causa, para que contatem com a Rede Nacional Saúde do Homem, e-mail redesaudedohomem@gmail.com, para que possa encaminhar o Manual Passo-a-Passo para a viabilização e consolidação da Rede Masculina nos respectivos Estados e Distrito Federal.

“A semente que o nosso presidente emérito lançou em Jaraguá do Sul, em 3 de agosto de 2013. transformou-se numa grande árvore, cujos frutos serão colhidos em todas as unidades da federação”, conclui Dúlcio Lenzi Filho.

A sede nacional fica na Rua Gumercindo da Silva, antigo depósito de cimento da empresa Breiithaupt, instalações cedidas pelo Supermercado Giassi.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x